CEO do Coritiba responde sobre redução do Couto Pereira e detalha novo CT

Apresentado nesta segunda-feira (28), o novo CEO do Coritiba, Lucas de Paula, tranquilizou os torcedores acerca de uma possível mudança na futura reforma do Couto Pereira: a diminuição da capacidade do estádio.
Segundo De Paula, que trabalha no dia a dia do clube há cerca de 40 dias, os dois projetos de modernização do estádio a que teve acesso não incluem uma redução para a comportar 30 mil torcedores. Atualmente, o estádio alviverde tem capacidade para 40.502 pessoas.
Veja mais
+ Bastidores quentes no Coritiba: Conheça a empresa que assumiu o futebol do clube
+ Novo CEO do Coritiba detalha mudanças da SAF e garante: "Tenho a caneta"
“O projeto do Couto é mais complexo, não só por conta da infraestrutura, mas também pelo investimento. Em nenhum dos projetos tem Couto Pereira para 30 mil pessoas, isso tem que deixar bem claro. Uma das coisas que ouvi de muitos torcedores é: queremos um estádio, não uma arena", disse o CEO, em entrevista coletiva no estádio.
"Claro que ainda vou navegar mais nos projetos, está um pouco mais a cargo do André Campestrini [CFO do Coxa], que tem olhado para parceiros financeiros. Dos dois projetos de estádio que eu vi, que ainda não estão no mesmo estágio do CT, o estádio ainda precisa de homologação da última versão”, completou.
A SAF tem o compromisso de investir de R$ 100 milhões na contrução do CT e R$ 500 milhões para o Couto Pereira, ambos reajustados anualmente pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Novo CT segue em fase de obtenção de licenças
A obra mais próxima de sair do papel é a do novo CT do Coritiba, em Campina Grande do Sul. Para os trabalhos no terreno de 461 mil metros quadrados começarem, o clube ainda aguarda as licenças ambientais do Instituto Água e Terra (IAT).
“O projeto do CT está pronto, homologado, ele está passando por uma série de questões regulamentares e ambientais. Não basta o projeto estar pronto, tem que ter aprovações. O CT está mais próximo de acontecer e acho que nos próximos meses vamos ter boas novidades, não vou entrar em detalhes", detalhou.
O centro de treinamentos do Coxa prevê: miniestádio (capacidade para 2 mil pessoas); hotel; lounges; sala de pedagogia com biblioteca; academia; centro médico; escritórios administrativos; salas integradas de tecnlogia e inteligência; piscina; sauna; áreas de massoterapia e crioterapia; sala de imprensa (capacidade para 100 pessoas); auditório (capacidade para 3 mil pessoas); pista de cooper e área verde.
"O tamanho que a gente está pensando é gigante, que é o que o clube merece. Se a gente quer estar no top-10 [do futebol brasileiro] e lutar por títulos continentais, a gente precisa de um CT de primeiro mundo”, emendou.

Projeto do CT sofreu mudanças no fim de 2024
No fim de 2024, a poucos dias da saída de Vilson Ribeiro de Andrade da cadeira da associação no conselho da SAF, o clube aprovou algumas atualizações no projeto. Veja as alterações abaixo.
- Não construção de um campo de areia;
- Não construção de uma quadra poliesportiva;
- Diminuição de 500 para 350 vagas de estacionamento;
- Diminuição da área de portaria de 400 para 330 metros quadrados;
- Diminuição de 9 para 7 campos de treinamento para o time profissional;
- Diminuição da capacidade do miniestádio de 2 mil para mil pessoas;
- Diminuição de 5 para 2 quiosques de campos.