Campeão paraense e conhecido de Guto: conheça o adversário do Coritiba
Nesta quarta-feira (21), o Coritiba vai percorrer 2.732 km para enfrentar o Águia de Marabá, no interior do Pará. Válido pela primeira fase da Copa do Brasil, o duelo está marcado para quinta-feira (22), às 20h, no Estádio Zinho Oliveira. O Coxa tem a vantagem do empate para se classificar
O Águia de Marabá vai disputar a competição pela quinta vez em seus 25 anos de história no futebol profissional. A equipe foi originalmente fundada em 1982, mas só se profissionalizou em 1999.
Da virada do milênio até os anos recentes, o Azulão, como é conhecido em Marabá, chegou perto do acesso à Série B, em 2008, quando terminou a Série C em quinto lugar - a melhor campanha da equipe no Campeonato Brasileiro.
+ Confira a tabela da Copa do Brasil
Mas foi em 2023 que o Águia teve a melhor temporada da sua história. Sob o comando de Mathaus Sodré, filho do ex-jogador Gerson Sodré, revelação do Brasileiro de 1976, o Azulão foi campeão do Paraense e chegou na terceira fase da Copa do Brasil.
No Estadual, o Águia superou equipes tradicionais do Pará, como o Paysandu, derrotado nas semifinais, e o Remo, derrotado na final da competição, na disputa de pênaltis.
Águia eliminou Goiás de Guto em 2023
O técnico do Coxa, Guto Ferreira, conhece a equipe paraense de perto. No ano passado, o Goiás foi eliminado pelo Águia de Marabá na segunda fase da Copa do Brasil.
Guto estava no comando do Esmeraldino e viu o time ser eliminado na disputa de pênaltis. Menos de um mês depois, ele foi demitido. Na primeira fase, o Azulão já havia eliminado o Botafogo-SP, mas caiu para o Fortaleza na terceira etapa, uma trajetória inédita para a equipe.
Agora, o enfrentamento entre Águia e Guto é na primeira fase e o Alviverde tem a vantagem do empate para se classificar. Ainda assim, o professor não pretende poupar atletas e quer escalar o melhor Coritiba disponível para a competição.
Como chega o Águia
A equipe está na quarta colocação do Campeonato Paraense, que tem 12 times, nos mesmos moldes do Paranaense. O Águia de Marabá não perde há três jogos.
Em sete partidas disputadas nesta temporada, o Águia tem uma derrota, três empates e três vitórias. O Azulão foi campeão da Supercopa Grão-Pará em janeiro, em cima do Canaã. A competição é uma disputa entre os vencedores das Séries A e B do Paraense.
Um provável Águia nesta quinta-feira deve ter: Axel; Bruno Limão, David Cruz, Cassius e Alan Maia; Dindê, Kaíque e Hitalo; Wander, Elielton e Braga.
Da provável escalação, o lateral Alan Maia e o atacante Elielton conhecem o futebol paranaense. Em 2022, Alan enfrentou o Athletico, pelo Tocantinópolis. No jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, chegou a marcar contra o Furacão, na derrota por 5 a 2.
Já o atacante Elielton já jogou no Paraná Clube, em 2017. Fez um gol em sete jogos que participou no Paranaense daquele ano.
A estreia do Coritiba na Copa do Brasil é na quinta-feira (22), às 20h, no Estádio Zinho Oliveira.