Bastidores: os detalhes da reunião de René com Império Alviverde no Couto
Ainda mais apoio da torcida nos jogos em casa; explicações sobre o mau momento no Brasileirão; e a confiança de que o clube reverterá o transfer ban aplicado pela Fifa a tempo de reforçar o elenco na janela que vai de 18 de julho a 15 de agosto.
Esses foram os principais temas tratados na reunião entre as lideranças das principais torcidas organizada do Coritiba, entre elas a Império Alviverde, com o head esportivo do clube, René Simões, na noite dessa terça-feira (28), no Couto Pereira.
O encontro, que durou cerca de 1h30, foi solicitado pelo próprio dirigente na última sexta-feira (24), quando o Coxa perdeu do Internacional, fora de casa, chegou ao quarto revés seguido na Série A e se aproximou definitivamente da zona de rebaixamento do campeonato.
Com 15 pontos em 14 jogos, o Alviverde tem a mesma pontuação do América-MG, primeiro clube na ZR. O time comandado por Gustavo Morínigo, que na sexta rodada era o sexto colocado, com dez pontos, caiu bruscamente de produção.
Na conversa de clima ameno, René apontou a lesão do volante Andrey como o principal motivo da queda de rendimento da equipe. Sem o jogador, que perderá o restante da temporada por causa de uma ruptura de ligamento do joelho, o Coxa só somou cinco pontos de 21 disputados.
O dirigente também reiterou a confiança de que o impedimento de registro de atletas aplicado pela Fifa relacionado à dívida com o argentino Ezequiel Cerutti será resolvido em breve. Disse ainda que a prioridade de contratação do clube é um goleiro – um dos questionamentos das organizadas, que também perguntaram sobre o trabalho de Morínigo.
René garantiu que o grupo está unido e comprometido e pediu ainda mais apoio dos torcedores nos jogos no Couto Pereira, onde o clube não pode deixar pontos para os adversários. A intenção é usar a força das arquibancadas para ganhar, "nem que seja na marra".
O cenário caótico que tomaria conta das finanças do clube em caso de novo rebaixamento também foi externado às torcidas. Participaram da reunião, além de membros da Império Alviverde, integrantes da Dragões Alviverde, Curva 1909 e Torcida Coxa Doido.
Os próximos dois jogos em como mandante, contra Fortaleza e Juventude, são vistos como cruciais para uma recuperação na tabela do Brasileirão. No entanto, não houve promessa, por parte das torcidas, de que não haverá protestos caso a sequência negativa persista.