Base no Corinthians, destaque no Juventude: quem é Igor, novo reforço do Coxa
O Coritiba confirmou, nesta quinta-feira (25), o 13º reforço na temporada 2021, o lateral-direito Igor, que assinou contrato até o final do ano, emprestado pelo Juventude. Ele já teve o nome regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O UmDois Esportes apresenta mais sobre o perfil e as características do jogador de 22 anos.
Destaque na Copinha levou Igor ao Corinthians
Igor começou a carreira jogando no Auto Esporte-PB e foi parar no Corinthians em 2017, após ter se destacado na Copa São Paulo de Futebol Júnior daquele ano. Foi contratado como lateral-direito para o time sub-20, mas só jogou como meia e volante.
No ano seguinte, o jovem foi para o sub-20 do Náutico. De lá, partiu para o Águia de Marabá-PA e chegou ao Lajeadense, onde chamou a atenção na disputa da Copa da Federação Gaúcha de Futebol de 2019, com um gol em nove jogos.
Foi aí que apareceu o Juventude, que aproveitou a parceria com o Lajeadense para trazer o jogador. No time de Caxias do Sul, Igor assumiu a titularidade da lateral e foi peça importante na conquista do acesso à Série A.
"Essa transição foi muito mais do que imaginei. Eu pude agregar e usar todas as minhas características. Tenho muita força e consigo chegar bem no ataque. Além disso, ainda consigo conciliar fazendo a marcação. Consegui me encaixar na melhor posição possível. Graças a Deus consegui me adaptar bem e fiz, por exemplo, uma grande Série B no ano passado pelo Juventude ficando entre os melhores do campeonato", disse Igor, via assessoria de imprensa.
De desacreditado a titular na campanha do acesso
O nome de Igor aparecia em uma lista de dispensa quando Pintado chegou ao Juventude. O técnico quis observar melhor o jogador, já prevendo o possível potencial que seria mostrado na sequência.
"Pra mim é prazeroso falar desse atleta porque quando cheguei ao Juventude o Igor era um jogador desacreditado, iria ser emprestado e não fazia parte dos planos. Eu pedi para observar mais e, em seguida, muito rapidamente já vi características nele que para mim são importantes em um lateral-direito de bom nível", disse Pintado em entrevista ao UmDois Esportes.
Sob o comando de Pintado, o jogador deslanchou e teve ascensão no time de Caxias do Sul. Igor terminou a temporada com 36 jogos disputados, sendo 26 na Série B, três gols marcados e seis assistências.
"Foi um jogador muito importante no acesso em 2020, jogou quase todas as partidas. Teve jogos em que nós tivemos dificuldades quando ele não estava. Ele passou a ser importante no nosso esquema".
Pintado, treinador de Igor no Juventude
Técnico valida contratação de Igor pelo Coritiba: "Muita intensidade e velocidade"
Atualmente na Ferrovária-SP, Pintado valida a contratação de Igor pelo Coritiba, mas ressalta que o lateral tem um caminho para evoluir.
"Ele é jovem, ainda está em processo de amadurecimento para desabrochar e confirmar tudo aquilo que já mostrou. Acredito que o Coritiba está fazendo uma grande contratação. Essa experiência vai valer muito e tenho certeza de que ele vai corresponder. Para um clube grande e de tradição ele vai se encaixar bem", avaliou.
Igor chega ao Coritiba para disputar posição com o prata da casa Natanael. O ex-treinador aponta as suas principais características do novo reforço coxa-branca.
"É um jogador de muita intensidade e velocidade. No começo, trabalhei individualmente com ele e montei vídeos didáticos com algumas jogadas dele e de outros laterais para ele corrigir. E vi um crescimento exponencial dele, que chamou a atenção de todos nós. Ele chega ao fundo toda hora, busca as jogadas pelas extremidades e quase chega a ser um atacante às vezes. Fez três gols porque finaliza bem, bate bem na bola e tem força", detalhou.
Pintado explica que não utilizou o jogador no meio-campo, outra função que já desempenhou na carreira.
"Eu sabia que ele tinha jogado como segundo volante, como homem de meio, mas a forma como montamos a nossa equipe ele não encaixaria nessa situação. Mas na lateral-direita ele foi muito útil. Ele vai precisar trabalhar mais defensivamente. No Juventude eu dei liberdade para que ele fosse bem ofensivo, como era a nossa equipe, que terminou com o segundo melhor ataque", acrescentou.
O técnico, que chamou o jogador de "filho" durante a entrevista, desejou sorte na continuidade da carreira e brincou com a boa relação construída entre os dois.
"Tenho um carinho especial por ele. A entrega dele e o comprometimento no dia a dia fizeram com que ele fosse muito útil para nós. Acho que ele deve ter até pesadelos comigo, de tanto que eu pegava no pé dele e gritava nos jogos e treinos. Mas tudo para o bem, tenho certeza que ajudou muito", disse Pintado.
+ Mercado da Bola do Coritiba: siga as contrações em tempo real