Atletiba: a história por trás do simbólico aperto de mão entre rivais
A semana de Atletiba é sempre especial. E uma foto entre torcedores de Coritiba e Athletico apertando as mãos viralizou nas redes sociais no fim de semana. A imagem foi um acaso.
O movimento "Coxa Rasta", fundado em 2022 e que tem como base a cultura rastafári, atuando em diversas frentes sociais como luta contra o racismo, inclusão social e contra a violência no futebol, estava fazendo uma ação social de entrega de marmitas pela região do Mercado Municipal e na região central de Curitiba. Foram mais de 150 marmitas entregues na noite de sábado (23).
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
Em um determinado momento, na Praça Tiradentes, um rapaz com a camisa da organizada do Athletico, que estava coletando materiais recicláveis, encontrou o grupo de coxas-brancas. A situação, que poderia ser tensa, se transformou em um exemplo de civilidade entre os rivais.
"Ele ficou um pouco assustado e não foi para a fila para pegar as marmitas. Uma senhora até perguntou se poderia levar para ele, mas eu avisei para que ele mesmo viesse pegar conosco e para desmistificar essa situação, porque independente do time que ele torce, ele também vai ganhar o alimento. Mas acabou que o rapaz não veio", contou o presidente da Coxa Rasta e músico, Jean Oliveira, que é o coxa-branca da foto.
+ Receba as notícias do UmDois Esportes no WhatsApp
"Depois, descemos em direção à Rua XV e encontramos ele. Eu fui até ele, conversamos, disse que ele não precisava ficar receoso, porque o nosso intuito é justamente o contrário. Queremos mostrar para a sociedade que podemos viver em paz e que podemos respeitar as diferenças. Nós nem tiramos fotos, foi uma pessoa do grupo que acabou tirando de longe a foto deste momento", acrescentou o torcedor alviverde.
A foto acabou sendo um exemplo e ganhou repercussão de ambos os lados, com curtidas, comentários e compartilhamentos de grupos de torcedores do Coritiba e do Athletico.
Em situações opostas na tabela, os clubes rivais se encontram no domingo, dia 1º, às 16h, no Couto Pereira, pela 25ª rodada do Brasileirão. Que a imagem da semana sirva de inspiração para que o clássico Atletiba só seja de batalha dentro de campo.
"A única guerra que queremos ver é de quem faz mais festas nas arquibancadas. O futebol é o nosso maior espetáculo, onde gera diversos tipos de emoção. E que esse sentimento seja expelido de diversas formas, de amor pelo clube, pelo próximo, aos nossos familiares e que a gente consiga ser luz na vida de todas as pessoas que estão em nossa volta", deixou Oliveira como mensagem para coxa-brancas e atleticanos.