Associação do Coritiba não terá eleições em dezembro; entenda o motivo
Em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, na noite dessa segunda-feira (18), no Couto Pereira, os conselheiros do Coritiba votaram pelo adiamento das eleições para presidente da associação civil, atualmente comandada por Glenn Stenger. Ainda não há previsão de data para o novo pleito.
Com apenas seis votos contrários, a suspensão teve 89% de aprovação do Conselho. O motivo da pauta é a confecção de um novo estatuto coxa-branca, adequado à realidade de Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Em maio, o clube venceu 90% de suas ações para o fundo de investimentos Treecorp. No mês seguinte, o negócio de R$ 1,3 bilhão foi homologado pela Justiça.
Contudo, apesar dos contratos assinados, alguns detalhes ainda precisam ser definidos para a finalização do processo de fechamento das operações, o chamado closing.
Por que é a associação do Coritiba segue importante?
As eleições do Coritiba estavam programadas para acontecer ao final deste ano, já que a atual gestão, que comandou o Coxa no triênio 2021-2023, encerra o seu mandato em dezembro.
Apesar do adiamento, o G5 composto por Stenger, Osíris Klamas, Jair José de Souza e Maurício Gulin, além do presidente afastado Juarez Moraes e Silva, deixa o clube de qualquer forma.
Caso necessário, a mesa do Deliberativo assume até que o novo estatuto seja finalizado e novas eleições sejam convocadas. A tendência é que a associação civil enxugue drasticamente o número de conselheiros – atualmente são 160 eleitos, 60 vitalícios e 22 natos – e de funcionários.
A associação tem direito a uma cadeira no Conselho de Administração da SAF do Coritiba, mas ela não será, necessariamente, de seu presidente. Como em alguns temas será preciso ter unanimidade de votos para aprovação, a posição ainda tem uma função importante, além da fiscalização dos atos da SAF.
A nova data da eleição da associação civil será definida somente após a conclusão e aprovação do novo estatuto do clube, que está sendo redigido há pelo menos três anos.
O UmDois Esportes entrou em contato com o Coritiba, mas o clube disse que vai se manifestar sobre o assunto ainda nesta semana por meio de seu site oficial.
Errata: a reportagem disse, em sua sua versão inicial, que o mandato de Glenn Stenger seria prorrogado, mas ele deixa o clube em dezembro, junto com todo o Conselho de Administração.