Mercado

Artilheiro ex-Coritiba acerta com rival da Série B

Léo Gamalho fechou com o Mirassol

O atacante Léo Gamalho, artilheiro do Coritiba em 2021 e 2022, foi anunciado nesta segunda-feira (22) como reforço do Mirassol para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro.

continua após a publicidade

O clube paulista venceu o Coxa, dentro do Couto Pereira, na última rodada e em um jogo marcado por protestos da torcida alviverde.

+ Confira a tabela completa do Coritiba na Série B

Léo Gamalho chegou sem custos ao Mirassol e tem acordo até o fim desta temporada. Com 38 anos, ele foi dispensado do Vitória por decisão do técnico Thiago Carpini.

continua após a publicidade

Na equipe baiana, o centroavante foi o artilheiro da equipe, com 10 gols, na campanha em que o Vitória conquistou o título da Série B e retornou à primeira divisão. Contudo, neste ano, o atacante soma apenas um gol em três jogos.

Léo Gamalho foi o maior artilheiro do Coritiba nesta década

No Coritiba, Léo Gamalho tem 40 gols marcados em 90 jogos durante os dois anos da passagem no Alto da Glória. Ele foi artilheiro do time em 2021, com 23 gols, e em 2022, com 17.

Mesmo tendo sido o artilheiro do Campeonato Paranaense 2022, Gamalho deixou o Alviverde após ter perdido espaço na reta final do Brasileirão, na época sob o comando de Guto Ferreira.

continua após a publicidade

Além disso, Léo Gamalho é o sexto maior artilheiro do Coxa neste século. Ele fica atrás de Kléber Gladiador (41 gols), Robson (46), Rafinha (48), Marcos Aurélio (53) e Keirrison (72).

+++ Coritiba: veja o ranking dos maiores artilheiros da história do Coxa

Coritiba trabalha por reforços

Em meio aos protestos da torcida, o Coxa busca contratações para elevar o nível do elenco e melhorar o desempenho da equipe neste ano.

No último fim de semana, o Conselho Deliberativo enviou um ofício para a Treecorp Investimentos, dona de 90% da SAF, pedindo maior velocidade nas tomadas de decisão e cobra uma “guinada radical no futebol”.

Mesmo com a janela de transferências aberta desde o dia 10 de julho, o clube ainda não anunciou nenhuma chegada. Até o momento, o mais perto de um acordo é o atacante Eryc Castillo, que estava no Vitória e foi companheiro de Léo Gamalho.

Segundo o técnico Fábio Mathias, mais de 40 atletas foram oferecidos, mas não cumprem os requisitos do Coritiba. O treinador também passou a ser contestado, já que tem aproveitamento de 28,5%. O time soma uma vitória, três empates e três derrotas nos sete jogos com o atual comandante.

Nesse contexto, o Coritiba encara o Santos na noite desta segunda-feira (22), às 20h, no jogo de abertura da 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O Coxa ocupa a 13ª posição com 20 pontos, dois a mais que o Botafogo-SP, primeiro time dentro da zona de rebaixamento e a seis do Novorizontino, quarto colocado.

Sair da versão mobile