Apresentado em janeiro, projeto de novo escudo do Coritiba está em ‘modo espera’
Apresentado no fim de janeiro, o projeto de modernização do escudo e da identidade visual do Coritiba entrou em compasso de espera no Alto da Glória. Polêmico, o assunto só deve entrar em pauta daqui a cerca de dois meses, segundo apurou o UmDois Esportes.
Internamente, o pensamento é de que o tema não é prioridade diante do momento do clube. Eliminado nas quartas de final do Paranaense, o Coxa volta a campo após praticamente um mês sem partida oficial.
O time está na terceira fase da Copa do Brasil – recebe o Sport nesta quarta-feira (12), no Couto Pereira – e também está às vésperas do início do Brasileirão, nesse domingo (16), contra o Flamengo, fora de casa.
Além disso, a diretoria tem negociações avançadas com o fundo de investimentos Treecorp para venda da SAF coxa-branca.
Em fevereiro, o clube fez uma pesquisa online com sócios sobre o projeto do novo escudo, mas não divulgou o resultado. O Conselho Deliberativo já havia aprovado a convocação de uma Assembleia Geral sobre o tema para o fim daquele mês, mas o clube recuou.
"Nós demos dois passos para trás para, depois, dar um passo para frente. Eu pedi para a equipe de marketing e ao presidente do Deliberativo para que seja prorrogado o processo de aprovação. O marketing vai trabalhar na explicação de como chegamos neste símbolo. Depois disso, vamos colocar em votação", afirmou na época o presidente em exercício Glenn Stenger.
Caso não seja aprovado pelos sócios, o projeto terá de ser refeito do zero. No site oficial alviverde, a matéria com informações detalhadas sobre o plano de atualização da marca segue em destaque.
A proposta de rebranding causou polêmica entre os torcedores. Um dos motivos foi a retirada da estrela de campeão brasileiro de 1985, algo que foi criticado também por ex-jogadores do Coxa.
A nova identidade foi projetada por uma empresa de marketing, a mesma que criou a marca 1909. O escudo é mais minimalista, mas une a tradição com a modernização: segue em formato de globo terrestre, mas sem as escritas "Coritiba Foot Ball Club" e "Paraná".
No meio do círculo, ficam apenas as letras "CFC" em tamanhos iguais, além disso seguem as calotas polares, mas em posições invertidas. A cor verde também é mais intensa. O objetivo da mudança é uma atualização da marca, apontada como uma "nova era" do Coritiba.