Segunda Divisão

Aposta de Autuori, Matias tem uma vitória em oito jogos e viu Coritiba cair seis posições na B

Fábio Matias, técnico do Coritiba.

Nome escolhido pelo diretor técnico Paulo Autuori para comandar o Coritiba, Fábio Matias ainda não conseguiu decolar e tem apenas uma vitória em oito jogos. Sob o comando do treinador, o Alviverde caiu da 8ª para a 14ª posição da Série B e está a dois pontos da zona de rebaixamento.

continua após a publicidade

Nesta segunda-feira (22), o Coxa sofreu o pior placar na temporada, após ser goleado pelo Santos, líder da competição, por 4 a 0, na Vila Belmiro. Se antes, a equipe estava colada no G4, agora periga entrar na ZR para a Série C, ainda na 17ª rodada.

Desde que estreou no Alviverde, na 10ª rodada, Matias tem uma vitória, três empates e quatro derrotas. Um aproveitamento de 25% (seis pontos conquistados de 24 possíveis).

Como comparação, o comandante anterior, o interino James Freitas, teve um aproveitamento 55% em seis jogos, com três vitórias, um empate e duas derrotas. No mesmo período, Matias, por sua vez, teve 33,3% de aproveitamento, com uma vitória, três empates e duas derrotas em seis partidas.

continua após a publicidade

Coritiba pode entrar na ZR

Com a queda no rendimento, o Alviverde despencou na tabela de classificação da Segundona. Quando Matias assumiu o Coritiba, a equipe estava na 8ª posição. Agora, depois de oito jogos, está na 14ª.

+ Confira a tabela completa da Série B

Além da queda na tabela, jogadores que antes se destacavam, também sofreram uma perda no rendimento. Robson, artilheiro do time no ano, não tem conseguido entregar como fez no início da temporada. Contra o Santos, o camisa 30 perdeu três oportunidades de gol.

continua após a publicidade

Outro que não conseguiu mais marcar foi Matheus Frizzo. O camisa 10, que é artilheiro da equipe na Segundona, não conseguiu balançar as redes nas últimas seis partidas que disputou. Sua última aparição decisiva, foi contra o América-MG, quando deu assistência para o gol da vitória.

Diante da fragilidade da equipe, o Coxa tem urgência em se recuperar. Caso contrário, pode encontrar a zona de rebaixamento em breve. Nesta rodada, este cenário pode se tornar uma realidade, caso Chapecoense, Amazonas e Botafogo-SP vençam seus jogos na rodada.

“Temos que buscar essa recuperação. Não podemos demorar muito. Não tem tempo mais para isso. E isso dentro do que a gente tem hoje de grupo, com os jogadores que estiverem mais preparados para esse tipo de recuperação”, afirmou Matias em coletiva de imprensa.

Fábio Matias foi escolha de Autuori e William Thomas para o Coritiba

Contratado em junho deste ano, Matias é uma aposta de Paulo Autuori e do head esportivo William Thomas. O técnico assumiu seu primeiro time de forma efetiva, após construir uma carreira no futebol de base e atuar em alguns elencos profissionais como interino, como no Botafogo.

Na apresentação do técnico, na época, Thomas destacou que o clube procurava um técnico jovem e que pudesse se desenvolver no clube. Esses fatores foram alguns que determinaram pela escolha de Matias, segundo o diretor.

“Sempre com compromisso com excelência, entendemos e decidimos pelo treinador, com muita clareza daquilo que queríamos. Fazia todo o sentido um desenho de características de um profissional jovem, com experiência confirmada e com entusiasmo para fazer parte do projeto conosco”, disse o head esportivo coxa-branca em coletiva, na ocasião.

No começo, Matias conseguiu dois jogos de invencibilidade com o Coritiba. Empatou com o Goiás fora de casa, quando o Esmeraldino estava no G4, e venceu o América-MG na rodada seguinte, quando o Coelho era o líder, em casa. Desde então, no entanto, a equipe não venceu mais.

Além disso, o treinador ainda não conseguiu uma vitória fora de casa, um dos objetivos que destacou em sua chegada ao clube.

+ Série B: Confira as movimentações da janela no Mercado da Bola

Sair da versão mobile