Após 11 anos, Coritiba volta a mandar jogo no interior; veja retrospecto
No próximo sábado (27), o Coritiba volta a campo pelo Campeonato Paranaense para encarar o Cascavel CR, pela primeira rodada. O jogo, embora seja mando do Coxa, acontecerá no José Chiappin, em Arapongas, uma vez que, pelo menos até domingo (28), estão proibidos eventos esportivos em Curitiba.
Só que mandar partidas fora da capital não é novidade para o Alviverde, embora há tempos isso não aconteça. A última vez foi no Campeonato Paranaense de 2010, em Paranaguá. E o retrospecto, de forma geral, é positivo.
No total, o Coritiba fez do interior do Paraná sua casa em nove oportunidades*, sendo oito no Estadual e uma vez pelo Brasileirão. Foram seis vitórias, um empate e duas derrotas, um aproveitamento de 70,3%, jogando em Maringá, Cascavel e Paranaguá.
Troca de gramado fez Coritiba ir para Maringá
A primeira peregrinação coxa-branca foi em 2005. Naquele ano, o clube estava trocando o gramado do Couto Pereira e ficou dois meses sem jogar em seus estádio. Por isso, mandou seis confrontos no Willie Davids, em Maringá. Ganhou de Adap (1 a 0), União Bandeirantes (5 a 1), Roma (2 a 0), Rio Branco (3 a 1) e Paraná (3 a 1), além de ter empatado com o Cianorte (1 a 1).
Quatro anos depois, precisou mais uma vez sair de seu estádio. Desta vez, por uma punição imposta pelo STJD, após bombas jogadas pelas torcidas no Atletiba no Brasileirão 2009. Com isso, o Alviverde enfrentou o Santos no Olímpico Regional, em Cascavel.
Naquela oportunidade, o Coritiba perdeu por 1 a 0, mas o jogo ficou mais marcado por alguns torcedores estarem de máscara nas arquibancadas. Na época o surto da nova gripe Influenza A (H1N1) estava em alta e o clube teve de distribuir, por determinação da juíza Giani Marla Moreschi, da 1ª Vara Cível de Cascavel, as máscaras para quem foi ao estádio.
Por fim, a última vez que o Coxa saiu da cidade foi em 2010. Após a confusão no Couto na última rodada do Brasileirão 2009, o Coritiba teve o estádio interditado e mandou jogos na Vila Capanema e também em Paranaguá. No litoral, foram duas partidas, com uma vitória (3 a 1 no Iraty) e uma derrota (1 a 0 para o Paraná).
Coritiba mandou jogo em Joinville
Pela Série B de 2010, o Coritiba chegou a mandar dez jogos em Joinville, por causa da punição da perda de dez mandos de campo imposta pelo STJD, pela mesma confusão contra o Fluminense, na última rodada do Brasileirão de 2009. Foi então a última vez que o clube precisou atuar fora de Curitiba.
*Levantamento contou com a ajuda dos Helênicos
+ Mercado da Bola do Coritiba: siga as contrações em tempo real