Português António Oliveira é o novo técnico do Coritiba
O português António Oliveira é o novo técnico do Coritiba. A contratação do comandante foi anunciada nesta terça-feira (13) pelo clube. O contrato é válido até o final de 2023.
"Estou muito feliz pelo convite e pela oportunidade de comandar uma das maiores equipes do futebol brasileiro. Agora é tempo de planejar, avaliar e trabalhar para podermos todos juntos cumprir os objetivos do Coritiba”, disse ao site oficial.
O treinador, de 40 anos, estava no Cuiabá nesta temporada e salvou o time do Mato Grosso do rebaixamento na última rodada do Brasileiro. Foram 30 jogos, com oito vitórias, 13 derrotas e nove empates. Ele se despediu do clube nas redes sociais na última sexta-feira (9).
+ Mercado da Bola 2023: quem chega, quem sai, as contratações do futebol!
“É um técnico europeu com conceitos que vão agregar muito ao Coritiba neste momento. As características do António serão muito utilizadas para que a gente consiga cumprir os nossos objetivos de 2023”, disse Glenn Stenger, presidente em exercício.
Em 2021, Oliveira foi treinador do rival Athletico. Na época, cria de Paulo Autuori, o técnico iniciou carreira como auxiliar no Furacão, mas acabou promovido e comandou o adversário em 40 partidas (21 vitórias, sete empates e 12 derrotas, aproveitamento de 58%). António deixou o Rubro-Negro depois de pedir demissão após a eliminação na semifinal para o FC Cascavel no Campeonato Paranaense.
Após a saída do Athletico, Oliveira treinou o Benfica B antes de voltar ao Brasil. Neste mercado da bola, o treinador chegou a receber proposta para renovar com o Cuiabá e foi sondado para assumir o Vasco.
António Oliveira chega para substituir Guto Ferreira, que deixou comando do Coritiba na última sexta-feira (9). A notícia pegou a todos de surpresa, já que o antigo treinador estava participando da montagem do elenco para a pré-temporada de olho em 2023.