Sem vencer pelo Coritiba, Antônio Carlos Zago é demitido após goleada
O técnico Antônio Carlos Zago não é mais o técnico do Coritiba. O treinador foi demitido nesta terça-feira (27), dois depois da derrota por goleada do Coxa para o Grêmio por 5 a 1, pelo Brasileirão, em Porto Alegre, mesmo dia em que deu uma coletiva forte à imprensa, com duras críticas ao elenco.
O treinador chegou com aval da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), comandou a equipe em 11 partidas, mas não obteve nenhuma vitória. Foram sete derrotas e quatro empates, com aproveitamento de apenas 12,1%. A informação foi divulgada em primeira mão pela jornalista Nadja Mauad.
+ Brasileirão já tem 10 técnicos demitidos; confira a lista
Além de Zago, o Coxa anunciou o desligamento dos auxiliares Leonardo Galbes, Henrique Américo e Leomir de Souza, além do preparador físico Rodrigo Chaves.
"Quem montou esse grupo é o maior culpado. Se contratou errado, tem que assumir essa culpa. O treinador sempre acaba pagando o pato. Depois da terceira rodada, contra o Bahia, eu falei 'se continuar assim, cai para a segunda divisão'. Se não chegarem reforços para qualificar o elenco, vai para a Série B rapidinho", disse em coletiva à imprensa no domingo.
Técnico interino definido
Quem comanda o Coxa até a contratação de um novo técnico é Thiago Kosloski, ex-treinador do time sub-20. Com as mudanças no departamento de futebol, acabou promovido a auxiliar técnico permanente do time principal.
O próximo jogo pelo Brasileirão é contra o Goiás, na segunda-feira (3), na Serrinha, pela 13ª rodada.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
Zago, de 54 anos, foi anunciado pelo clube no dia 19 de abril com a missão de substituir o português António Oliveira, que deixou o clube com 54 % de aproveitamento. Com isso, o Coxa vai para o terceiro comandante na temporada 2023.
Zago deixa o Coritiba em crise, na lanterna do Brasileirão, com quatro pontos em 12 jogos. O treinador vinha convivendo com protestos da torcida pedindo sua saída, citou várias vezes a "herança" do antigo técnico e, após a derrota para o Internacional, pela 11ª rodada, chegou a dizer que não passava por sua cabeça deixar o clube por vontade própria.
O comandante acreditava que a chegada de reforços, com a abertura da janela de transferências programada para 3 de julho, melhoraria o desempenho da equipe. Em 2023, o Coritiba atingiu seu maior investimento da história, mas os jogadores ainda não corresponderam em campo.
Veja a nota do Coritiba:
"O Coritiba Foot Ball Club anuncia o desligamento do técnico Antônio Carlos Zago, bem como dos auxiliares Leonardo Galbes, Henrique Américo e Leomir de Souza, além do preparador físico Rodrigo Chaves. O clube deseja sucesso na sequência de suas carreiras profissionais.
Thiago Kosloski, até então treinador do Sub-20, assume o cargo de auxiliar técnico permanente do departamento de futebol profissional e comandará as atividades junto aos atletas até a definição da nova comissão técnica".