Coritiba se supera, elimina o Athletico e garante vaga na decisão do Paranaense
O Coritiba jogou com 10 por mais de 40 minutos, mas ficou no 1 a 1 com o Athletico e garantiu vaga para encarar o Maringá na final do Campeonato Paranaense. Alef Manga, que já tinha feito dois gols no 2 a 1 da ida, voltou a balançar as redes neste domingo (27), no Couto Pereira, e decidiu o confronto. Pablo anotou o gol rubro-negro.
O Maringá chegou à final após ter passado pelo Operário nos pênaltis. O jogo de ida será na quarta-feira (30), às 20h, no Willie Davids. E a finalíssima está marcada para o próximo domingo (3), às 16h, no Couto. O Alviverde decidirá em casa por ter a melhor campanha.
+ Athletico x Coritiba: veja como foi!
Em relação à ida, Gustavo Morínigo mexeu só uma peça, com a volta de Willian Farias no lugar de Val. Já o Athletico teve novidades dentro e fora de campo. Lucho González substituiu Alberto Valentim, expulso na quarta (23), e colocou Zé Ivaldo, Pablo Siles e Rômulo nas vagas de Thiago Heleno, Matheus Fernandes e Jader.
Nesse cenário, os times protagonizaram um início eletrizante. Antes mesmo dos 20, o Furacão assustou três vezes, com destaque para a boa participação de Terans. Já o Coxa parou em Santos após chutes de Igor Paixão e Alef Manga. Apesar dessas defesas, o camisa 1 do Athletico mostrou insegurança e cometeu duas falhas quase fatais.
Mais organizado e eficiente, o Alviverde ampliou a vantagem no confronto aos 34 minutos. Alef Manga recebeu de Thonny Anderson e soltou uma bomba no alto - 1 a 0 no placar, 3 a 1 no agregado. O camisa 11, que já tinha marcado duas vezes na partida de ida, chegou aos cinco gols no Campeonato Paranaense.
Confira a tabela do Campeonato Paranaense
O Atletiba pegou fogo - de vez - no começo do segundo tempo. Dani Bolt cruzou, e a bola bateu no braço de Willian Farias dentro da área. Pênalti marcado para o Furacão e cartão vermelho para o volante. Pablo cobrou com categoria. Muralha até acertou o canto, mas não conseguiu pegar - 1 a 1 aos 12 minutos.
Após o gol, porém, Lucho González trocou Davi Araújo e Rômulo por Pedrinho e Bissoli e praticamente "matou" o ataque rubro-negro. O Coritiba - apesar da inferioridade numérica - criou as melhores chances, como em bomba de Egídio defendida por Santos.
O Athletico até esboçou uma pressão no final, com incontáveis cruzamentos para a área, mas sem organização nenhuma. Com isso, o Coritiba não teve muitas dificuldades para segurar o empate em casa, fazer 3 a 2 no agregado e garantir a classificação.
A decisão do Paranaense, portanto, será na quarta-feira (30), às 20h, em Maringá, e no domingo (3), às 16h, no Couto Pereira. O Coxa vai em busca do 39° título estadual.
Ficha técnica
Campeonato Paranaense
Semifinal - Volta
27/03/2022
CORITIBA 1X1 ATHLETICO
Coritiba: Alex Muralha; Warley (Matheus Alexandre), Henrique, Luciano Castán e Egídio (Guilherme Biro); Willian Farias, Andrey e Thonny Anderson (Val); Alef Manga, Igor Paixão e Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo.
Athletico: Santos; Dani Bolt (Jader), Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Abner; Pablo Siles (Pierre), Christian e David Terans; Davi Araújo (Pedrinho), Rômulo (Bissoli) e Pablo. Técnico: Lucho González (interino).
Local: Couto Pereira (Curitiba-PR).
Árbitro: Lucas Paulo Torezin.
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Victor Hugo Imazu dos Santos.
Gols: Alef Manga aos 34' do 1°; Pablo aos 12' do 2°.
Cartões amarelos: Henrique, Egídio, Willian Farias e Léo Gamalho (C); Santos, Abner, Pablo Siles e Christian (A).
Cartão vermelho: Willian Farias (C).
Público pagante: 20.934.
Público total: 22.024.
Renda bruta: R$ 799.980,00.