Além de Vitor Roque: dupla ex-Coritiba também sofreu no Barcelona
O atacante Vitor Roque deixou o Athletico-PR rumo ao Barcelona em janeiro deste ano sob a expectativa de confirmar na Europa o status de uma das maiores promessas do futebol brasileiro.
Pouco mais de cinco meses depois de ser apresentado pelo clube da Catalunha, o jovem artilheiro de 19 anos está sem espaço com o técnico Xavi Hernández e pode inclusive deixar o clube na próxima janela de transferências, na metade do ano.
+ Leia mais: O caso Vitor Roque e os direitos futuros do Athletico
No total, ele disputou apenas 13 jogos e anotou dois gols pelo Barça - em apenas duas ociasões foi titular, e em ambas acabou substituído no segundo tempo. Ele soma um total de 310 minutos com a camisa blaugrana, um dos menos utilizados no atual elenco.
Mas Vitor Roque não é o primeiro jogador a sair do futebol paranaense para encontrar dificuldades no Barcelona. Antes dele, uma dupla revelada pelo Coritiba teve trajetória ainda pior no gigante espanhol.
Dupla ex-Coritiba teve trajetória ainda pior no Barcelona
Em 2008, o Barça anunciou a contratação do zagueiro Henrique, então aos 21 anos. Revelado no Alto da Glória, o defensor obteve destaque naquela temporada defendendo o Palmeiras e foi arrematado por 8 milhões de euros pelo Barça.
No entanto, Henrique nunca chegou a entrar em campo em uma partida oficial pelo time da Espanha. Ele fez apenas cinco partidas amistosas pela equipe. Logo em sua chegada, foi imediatamente emprestado ao Bayer Leverkusen, da Alemanha.
Na sequência, acumulou ainda empréstimos para Racing Santander, da Espanha, e para o próprio Palmeiras, para onde acabaria voltando em definitivo em 2012.
Keirrison: "Obcecado por gols"
Um ano depois, em 2009, o Barcelona anunciou outro atleta revelado pelo Coritiba: o atacante Keirrison, então aos 20 anos, pelo custo de 14 milhões de euros.
"Obcecado por gols", destacou o Barça sobre o jogador que também havia obtido destaque no Palmeiras antes de ir ao Velho Continente, assim como o companheiro Henrique.
No entanto, Keirrison teve trajetória ainda mais decepcionante na Catalunha e sequer atuou em partidas amistosas. Por causa disso, seu nome, ao contrário de Henrique, não consta no site oficial do Barça entre os altetas que defenderam o clube em toda a sua história.
O K9, como era conhecido, foi imediatamente emprestado para o Benfica, de Portugal, onde não obteve espaço. O mesmo ocorreu na Fiorentina, da Itália, na temporada seguinte. O Barcelona ainda o emprestou para Santos e Cruzeiro, antes dele retornar ao Coritiba em definitivo, em 2013.
Ex-Coritiba e Athletico teve sucesso no Barcelona
Por outro lado, o lateral-esquerdo Adriano seguiu caminho contrário e brilhou em trajetória vencedora no Barcelona. Revelado pelo Coritiba, Adriano se transferiou para o espanhol Sevilla na temporada 2004/05.
E virou um dos grandes destaques da equipe, onde permaneceu por seis temporadas. Foi então que chamou a atenção do Barça, que o contratou na temporada 2010/11. No Barça, ele ficou por mais seis temporadas e empilhou títulos.
A trajetória de sucesso chegou ao fim em 2016, quando Adriano foi para o Besiktas, da Turquia. Ele ainda jogaria por Athletico-PR e Eupen, da Bélgica, antes de se aposentar.