Alef Manga vai tentar conversão de pena nesta semana
O caso Alef Manga pode ter um desfecho ainda nesta semana. A equipe do jogador, que treina em separado no Coritiba, vai ao STJD nesta quinta-feira (4) para pedir que a pena seja revista.
Manga está suspenso do futebol mundial por manipulação de resultados, mas foi liberado para treinar no CT da Graciosa em horários opostos ao elenco principal.
Existe uma chance de que a suspensão do atleta, que vai até agosto, seja convertida neste mês.
Alef Manga foi suspenso por 360 dias do futebol por ter recebido cartão amarelo no jogo contra o América-MG, pelo Brasileirão de 2022, em troca de ter recebido R$ 45 mil de apostadores. A punição teve início em 31 de julho de 2023.
STJD negou pedido em janeiro
Em janeiro, o órgão máximo da Justiça Desportiva negou a conversão de metade da pena do atleta e frustrou a expectativa da volta de Manga aos gramados.
O Tribunal chegou a acatar o pedido de conversão de 50 % da pena em multa de R$ 60 mil e pagamento de cestas básicas, conforme prerrogativa prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Com a decisão, a expectativa de Manga era de poder retornar aos trabalhos no Coxa em 27 de janeiro.
No entanto, o presidente do SJTD, José Perdiz, entendeu que a complexidade do caso, por envolver manipulação de resultados, requeria análise mais profunda.
Pena de Alef Manga vai completar nove meses
Em abril, Manga completa nove meses fora dos gramados brasileiros. Neste período, ele passou três meses emprestado ao Pafos FC. No clube do Chipre, o atacante fez seis partidas e não marcou gols.
Em outubro de 2023, o Pafos rescindiu o contrato com o atleta depois que a FIFA internacionalizou a pena de jogadores envolvidos em esquema de manipulação.
Na ocasião, ele voltou a Curitiba, onde treinou com profissionais particulares, até ser liberado para trabalhos no Coxa novamente no mês passado.
O objetivo do clube com os treinos é fortalecer o atleta para um possível retorno durante a Série B. Manga tem contrato até o fim de 2024 com o Alviverde.
O Coritiba estreia na Série B no dia 19 de abril, fora de casa, contra a Ponte Preta.
A equipe não vai contar com o atacante Robson, que precisou passar por cirurgia após lesão e desfalca o Coxa nas primeiras rodadas do Brasileiro.