De volta, Alef Manga revela medo e fala sobre futuro no Coritiba
Perto de reestrear pelo Coritiba, o atacante Alef Manga revelou, nesta segunda-feira (30), que teve medo de ser banido do futebol, depois de ter sido condenado pela Operação Penalidade Máxima, por ter aceitado dinheiro para receber um cartão amarelo em uma partida pelo Alviverde em 2022.
O jogador foi reintegrado ao elenco do Coxa na última semana depois de cumprir 360 dias de punição por manipulação de resultados no futebol. O jogador afirmou estar arrependido, mas deixou claro que o caso já foi superado e que ele quer seguir em frente.
"Sinceramente não sei o que aconteceu na minha cabeça [na época]. Acabei nessa situação, que foi gravíssima, todo mundo sabe disso. Sei que muitas pessoas ao meu redor se espelham em mim e eu tenho que dar exemplo", disse o atacante em entrevista ao Globo Esporte Paraná.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
"Tenho noção [da gravidade] e não é pouco. Mas são águas passadas, acho que a gente tem que seguir em frente. Foram dez meses de muita reflexão", completou.
Alef Manga teve medo de perder carreira
Manga levou o cartão amarelo no dia 3 de setembro de 2022, pela 25ª rodada do Brasileirão daquele ano, na partida contra o América-MG. Em julho, ele foi condenado a 360 dias de punição do futebol brasileiro e, em outubro, a FIFA estendeu a punição do atacante a todos os países.
Segundo o extremo, ele teve medo de ser banido do esporte. O atleta ainda revelou que encontrou na família o suporte para passar pelo momento conturbado.
"O medo foi pelo que estava por vir, principalmente a minha carreira, minha família, e claro, o clube. Sempre quis jogar no Coritiba, desde que estava no Volta Redonda e tive a oportunidade de estar no Coxa. Fiquei com muito medo do que poderia acontecer na minha carreira", disse Alef Manga.
"Pensei será que eu vou ser banido do futebol? Será que não vou mais poder fazer o que eu amo? E Deus me deu uma segunda chance, sei que poucos têm essa oportunidade. Arrependimento 100%, quero voltar, dar a volta por cima, ajudar meus companheiros e o clube", continuou o atleta.
Manga diz que precisa de tempo para ganhar confiança de Jorginho
Antes de Manga ser reintegrado, Jorginho deu uma forte declaração sobre o jogador e afirmou que a conduta do atacante precisa ser "exemplar". Para o extremo, ganhar a confiança do treinador e dos companheiros de time é uma questão de tempo.
"Acho que a confiança é com o tempo, com muito trabalho, com muita dedicação. Tive a oportunidade de me reunir com os companheiros ali e falei o que estava sentindo dentro de mim. Pedi perdão a eles e à torcida coxa-branca. Tenho certeza que vai dar tudo certo. Temos capacidade de conseguir o acesso", disse Manga, que se reuniu na semana passada com o elenco coxa-branca para pedir desculpas.
O jogador pode reestreiar nesta sexta-feira (4), justamente contra o América-MG, pela 30ª rodada da Série B. Manga disse que está ansioso pelo retorno aos gramados e para tentar ajudar a equipe na reta final da competição.
"Sei que não é a mesma coisa treinar com o grupo e sozinho, tenho total consciência. Mas independente se fiquei dez meses sem jogar, o tanto que trabalhei nesses sete meses usando os equipamentos do clube, me cuidando ao máximo, eu tenho certeza que em algum momento o professor e meus companheiros vão precisar de mim. Quero muito poder estar com a delegação na sexta-feira", disse o atacante.
Antes de se juntar ao grupo principal do Alviverde, Manga estava treinando em separado no time desde março deste ano, para aprimorar a parte física. Segundo Jorginho, se durante a semana o atleta mostrar que tem condições, ele pode viajar com a delegação para Belo Horizonte e jogar de 15 a 20 minutos.
Alef Manga quer seguir no Coritiba
Alef Manga ainda falou sobre o futuro na equipe coxa-branca. Manga tem contrato até dezembro deste ano e pode renovar por mais uma temporada, algo que ele não esconde ter vontade.
"Eu fico preocupado porque meu contrato está para vencer em dezembro e só vai depender de mim mesmo, tenho que demonstrar dentro de campo. Quero poder ficar bastante tempo aqui no clube, me identifiquei bastante com o Coritiba e quero continuar aqui", disse.