Alef Manga: em últimos dias de punição, veja como Coritiba planeja retorno do atleta
O Coritiba está perto de ganhar um "reforço" para a temporada. Alef Manga cumpre os últimos dias de punição e, a partir do próximo dia 26, está liberado para reintegrar o elenco alviverde.
Ainda assim, o torcedor deve demorar um pouco para ver o atacante em campo. O retorno oficial, pelo menos, não deve acontecer já na partida contra o Goiás, na sexta-feira (27), a primeira em que Manga estará liberado.
Neste jogo, válido pela 28ª rodada da Série B, o jogador só terá feito um treino com o grupo principal e, por isso, deve até mesmo ficar de fora dos relacionados pelo técnico Jorginho.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
Internamente, o clube entende que o atleta precisa retomar o ritmo de treinos com o elenco, já que durante a pena ele também não pode fazer atividades em conjunto com o grupo. Por isso, Manga ainda precisará de tempo para entrosar com os jogadores e voltar a ter ritmo de jogo.
Alef Manga segue treinando em separado
Manga treina em separado no Coxa desde março deste ano, liberado pelo STJD. O jogador começou as atividades no CT da Graciosa em horários opostos ao do elenco principal. Em julho, o atleta chegou a ser afastado das atividades do CT e passou a treinar no Couto Pereira.
Naquela época, Paulo Autuori ainda estava no clube e a indicação era de que o Coxa não seguiria com Manga no elenco após a punição. No entanto, após a saída do diretor, o clube voltou a trabalhar de perto para o retorno do jogador e, atualmente, ele segue com os treinos no CT.
+ Confira a tabela completa da Série B
Atleta não joga partida oficial há quase um ano
Além da falta de treinos em grupo, a principal questão que impede uma reestreia imediata de Manga no Coxa é a falta de ritmo de jogo no futebol profissional. A última partida oficial que o atacante participou foi no dia 23 de outubro de 2023, há quase um ano.
De lá para cá, o jogador ainda ficou cinco meses sem treinar por clubes. Manga voltou para Curitiba em outubro e chegou a treinar em campos de futebol amador para tentar manter a forma física.
Nos meses entre a saídas de Pafos e volta ao Coxa, o atacante fez treinamentos particulares, como, por exemplo, na escola de futebol Top Sports. Na época, o UmDois Esportes conversou com o educador físico Rodrigo Cruz, um dos profissionais responsáveis pelo preparo de Manga depois que ele voltou do Chipre, onde jogou emprestado ao Pafos.
O educador chegou a mencionar a forma física do jogador: "Ele voltou abaixo da forma física [do Chipre]. Mas [depois do trabalho], ele já estava preparado para voltar. Ele só não ia ter o tempo de jogo, mas fisicamente estava muito bem", explicou o Cruz.
Além disso, o tempo sem atuar no futebol brasileiro é ainda maior. O último jogo pelo Coritiba foi em julho de 2023, pelo Brasileirão.
+ Árbitro registra confusão em súmula, e Coritiba e Operário podem ser punidos pelo STJD