10 coisas que (talvez) você não sabe sobre Slimani, novo atacante do Coritiba
Maior contratação da história do Coritiba, o atacante Islam Slimani é a bola da vez no clube alviverde. Aos 35 anos, o centroavante argelino tem perfil reservado, já “tretou” com jogador brasileiro e carrega alguns fatos curiosos e pouco conhecidos da carreira.
O centroavante já assinou pré-contrato com o Coxa e desembarca na capital paranaense às 10h40 desta quarta-feira (23), no aeroporto do Bacacheri. Em seguida, ele vai realizar os exames médicos para assinar o vínculo em definitivo.
Confira abaixo algumas curiosidades sobre Slimani:
1 Origens
Islam Slimani foi formado no próprio futebol argelino. Ele jogava na quarta divisão do futebol local quando foi descoberto com 21 anos pelo Belouizdad, onde disputou 105 jogos, marcou 36 gols e deu 10 assistências.
“Quando comecei a jogar futebol sabia que era complicado chegar à primeira divisão da Argélia, depois sabia que era difícil chegar à seleção e também sabia que ia ser difícil quando fui para o Sporting. Mas as coisas correm bem e isso só me fez sonhar mais alto”, revelou em entrevista na época.
2 Já fez gol na Baixada
É isso mesmo. Slimani ainda não chegou a Curitiba para assinar contrato com o Coxa, mas já esteve na capital paranaense. E mais: já jogou no estádio do principal rival do clube. Há quase 10 anos, ele brilhou em um jogo na Arena da Baixada. E não foi qualquer partida! Em 2014, o atacante marcou o gol da Argélia sobre a Rússia pela Copa do Mundo daquele ano, que garantiu vaga às oitavas de final pela primeira vez em sua história.
A 14 minutos do segundo tempo, o então camisa 13 marcou de cabeça, após cobrança de falta pela esquerda, o gol de empate da equipe africana (assista abaixo). A seleção argelina acabou caindo no mata-mata para a Alemanha, que se consagrou campeã daquela edição.
3 Chance "da vida" no Sporting
Slimani recebeu a grande oportunidade na carreira em 2013, quando surgiu o Sporting em sua vida. O clube português apostou no jogador, que tinha nove gols em 14 pela seleção argelina, e pagou somente 300 mil euros (na época R$ 1 milhão) ao Belouizdad pela sua contratação. Foi ídolo no clube de Lisboa, onde marcou 61 gols em 123 jogos. Entre os estrangeiros, é o sexto maior artilheiro da história do Sporting.
4 Indicado por Jorge Jesus
Slimani atingiu a sua melhor fase na carreira pelo Sporting sob o comando de Jorge Jesus. No ano passado, o técnico português chegou a indicar o jogador para o Fenerbahce, clube que já defendeu em 2018.
No Sporting, sua despedida foi no clássico com o Porto, com direito a gol e muitas lágrimas, na vitória de virada por 2 a 1. No final do jogo, foi ovacionado pela torcida e caiu no choro no gramado, sendo consolado pelos companheiros.
Falando no técnico, Jesus revelou que Slimani chegou a desmaiar três vezes em treinamentos no Sporting, em 2015/2016. Muçulmano, ele respeita o período do ramadã, mês sagrado do calendário islâmico, onde seus seguidores têm de jejuar do alvorecer ao pôr do sol.
"No Sporting trabalhei com Slimani e tive de tirar rendimento de um jogador que reza cinco vezes por dia e só se alimenta à noite durante o Ramadão. Comigo, Slimani desmaiou três vezes nos treinos e tivemos de perceber uma forma de tirar rendimento. Conseguimos e ele fez uma época espetacular", lembrou o técnico em entrevista em 2018.
5 “Treta” com brasileiro
Em 2015, durante a comemoração do Sporting após o título da Supertaça de Portugal, na final contra o Braga, Slimani se irritou com um jogador brasileiro. Era o goleiro Marcelo Boeck, seu companheiro de time no Sporting.
O motivo: na festa no gramado, Boeck deu um “banho” de champanhe no argelino, que ficou muito irritado com o companheiro de time. Slimani é muçulmano e não pode tocar em bebidas alcóolicas. Na época, um jornal relatou que o atacante se dirigiu imediatamente ao banco para se “lavar” com uma garrafa de água.
6 Leicester paga bolada
Em 2015, o Leicester pagou uma “bolada” para ter o atacante, então jogador do Sporting. Foram 30 milhões de euros, justamente o valor da rescisão, quase 110 milhões de reais na época, o maior reforço do clube na história na ocasião, superando uma proposta do clube inglês West Bromwich Albion. No ano seguinte, o centroavante despertou o interesse do Atlético de Madrid.
7 Redes sociais
Com 1,6 milhões de seguidores no Instagram, Slimani segue apenas 217 pessoas em sua rede. Destas, somente três jogadores brasileiros: o meia-atacante Lucas Paquetá, do West Ham; o lateral-esquerdo Gerson Magrão e o zagueiro Mauricio Santos, atualmente no Botafogo-PB e Chapecoense, respectivamente, com quem jogou no Sporting-POR.
8 Dez clubes na carreira e gosta de um clássico
Famoso pelos gols de cabeça, Slimani tem 1,88 e já defendeu 10 clubes na carreira: Chéraga, Belouizdad, Sporting, Leicester, Newcastle, Fenerbahce, Monaco, Lyon, Brest e Anderlecht. Muito reservado quanto a sua vida familiar, tem dois filhos, Alyne e Aymen. E ele gosta de um derby! Contra Porto e Benfica, balançou as redes 10 vezes em 16 clássicos disputados.
9 Maior artilheiro da seleção argelina
Slimani é o maior artilheiro da história da seleção da Argélia. Na Copa do Mundo 2014, ele marcou dois gols em quatro jogos do mundial. O atacante foi campeão da Copa Africana de Nações em 2019 com a seleção, momento muito marcante para o jogador. No total, são 94 jogos, 44 gols e 6 assistências com a camisa de seu país - 120 minutos para participar de um gol, segundo dados do site especializado em estatísticas Sofascore.
10 Sondado pelo Botafogo
Ao mesmo tempo em que recebeu a proposta do Coritiba, Slimani esteve na pauta do Botafogo. O clube carioca até cogitou ir atrás do jogador, mas desistiu depois que um diagnóstico mostrou que o atacante Tiquinho Soares não vai ficar muito tempo longe dos gramados. O jogador lesionou o joelho no dia 6 de agosto, na partida contra o Cruzeiro, no Mineirão. O líder do Brasileirão acabou contratando Diego Costa.