Marketing

Performances e postura fora de campo tornam Vini Jr. desejado garoto-propaganda

Por
Estadão Conteúdo
27/10/2022 13:55 - Atualizado: 04/10/2023 19:54
Vini Jr está em alta no mercado
Vini Jr está em alta no mercado | Foto: Divulgação/CBF

Na temporada passada, Vinicius Junior se tornou titular do Real Madrid e foi peça importante no título da Liga dos Campeões, inclusive com gol na final diante do Liverpool. Desde então, o garoto de sorriso fácil vem se consolidando como um dos principais jogadores do mundo.

Após boas exibições pelo time espanhol e pela seleção brasileira, o atacante de 22 anos se tornou referência dos torcedores merengues e tem vaga garantida na Copa do Mundo do Catar.

Além da consistente evolução mostrada dentro dos gramados, o jogador também se destaca pelo carinho recebido dos torcedores e o crescente interesse de grandes empresas em explorar sua imagem

Desde o fim do ano passado, ele tem sido procurado por anunciantes e, atualmente, conta com seis marcas importantes em seu portfólio: Casas Bahia, Betnacional, Vivo, Nike, Dolce Gabbana e Gagá Milano.

+ Confira a tabela da Copa do Mundo

O movimento de alta da imagem do jogador, segundo o especialista em marketing esportivo e sócio da Alob Sports, Bernardo Pontes, é porque o brasileiro comum se enxerga em Vini Jr. por ele representar o povo do seu país e a jornada do herói.

"Eu costumo dizer que o Vini Jr. representa totalmente a jornada do herói de parte do povo brasileiro. Ele tornou-se referência para muitos jovens, visto que um dos projetos que tem com muito carinho é o Instituto Vini Jr., onde apoia escolas públicas através de novos modelos de ensino e aprendizagem. Além disso, a precificação dele, quando pensamos em outros jogadores, ainda não é tão alta", explicou.

Para além do carisma, também há o cuidado com a imagem em torno de sua carreira. Tanto que, após uma análise de marca em 2020, o garoto abandonou o nome Vinicius Junior - que era estampado nas camisas e utilizado nas redes sociais - e assumiu Vini Jr.

A mudança teve como base uma linha de estudo de que era difícil pronunciar o nome Vinicius entre os catalães e outros países europeus. Ou até mesmo no mercado asiático, onde o estafe do atleta tem planos para o longo prazo.

"Fazendo uma análise do jogador, sem interessar o clube em que ele joga, acho que a mudança pode ser positiva se vier trabalhada com uma ideia de sustentação para as redes sociais e imprensa. Não adianta apenas mudar o nome se não houver por trás uma estratégia de branding, de mudança de marca, que deve vir apoiada em diversas propriedades de comunicação e comerciais que esse atleta dialogue", avalia Renê Salviano, dono da agência de marketing esportivo Heatmap.

Atualmente, Vini Jr. também é o segundo maior embaixador da EA Sports, desenvolvedora da franquia Fifa, estando atrás apenas de Kylian Mbappé, o garoto forte do Paris Saint-Germain. Com contrato renovado com o Real Madrid até 2027, o brasileiro tem oito gols e quatro assistências em 15 jogos na temporada.

Veja também:
Contrastes da dupla Atletiba e decepções generalizadas no futebol brasileiro
Contrastes da dupla Atletiba e decepções generalizadas no futebol brasileiro
Vacilou! Athletico toma gol do Bahia no final e aumenta jejum no Brasileirão
Vacilou! Athletico toma gol do Bahia no final e aumenta jejum no Brasileirão
Mike Tyson recebe oferta inusitada após luta
Mike Tyson recebe oferta inusitada após luta
Com passagem apagada pelo Coritiba, atacante do Racing é o artilheiro da Sul-Americana
Com passagem apagada pelo Coritiba, atacante do Racing é o artilheiro da Sul-Americana

Nascido da integração completa das equipes dos jornais Gazeta do Povo e da Tribuna do Paraná, em novembro de 2020, o UmDois Esportes tem o jornalismo esportivo em seu DNA. Nossa missão é entregar ao leitor informação com qualidade...

twitter
+ Notícias sobre Copa do Mundo 2022
Quarto de Messi durante Copa do Mundo será transformado em “minimuseu”
Mundial 2022

Quarto de Messi durante Copa do Mundo será transformado em “minimuseu”

Organização da Copa do Catar diz que reciclou 80% do lixo gerado nos estádios
Mundial 2022

Organização da Copa do Catar diz que reciclou 80% do lixo gerado nos estádios

Fifa elege gol mais bonito da Copa do Mundo do Catar 2022; veja ganhador
Mundial 2022

Fifa elege gol mais bonito da Copa do Mundo do Catar 2022; veja ganhador

Performances e postura fora de campo tornam Vini ...