Tite explica por que convocou o lateral Daniel Alves para a Copa do Catar
Aos 39 anos de idade, o lateral-direito Daniel Alves foi convocado nesta segunda-feira (7) para disputar sua terceira Copa do Mundo. A presença do veterano entre os 26 jogadores da seleção brasileira, no entanto, é a maior polêmica da lista anunciada pelo técnico Tite.
Apesar de o lateral não entrar em campo pelo Pumas, do México, desde 23 de setembro, o treinador garante que a escolha seguiu a mesma avaliação do restante do grupo.
+ Confira a lista completa do técnico Tite
"O critério do Daniel Alves é o critério de todos, que premia a qualidade técnica individual, premia seu aspecto físico e traz seu aspecto mental, tal qual os outros. Alguns com uma ou outra mais qualidade", justificou Tite, que detalhou como pretende utilizar Dani no Catar – como construtor.
"Os laterais na seleção não vão trabalhar na ponta. A qualidade técnica individual que o Dani empresta nesse quesito é impressionante. Para ele ser um articulador, organizador. E não ter nele um jogador de ir e voltar 60, 70 metros. Ele é um dos capitães da equipe. Vai depender da escalação. Normalmente é o mais longevo", afirmou.
Após o fim da participação do Pumas no campeonato mexicano, Daniel Alves voltou para o Barcelona, em outubro, onde passou a treinar com o time B para se preparar para o Mundial.
O jogador foi observado de perto pelo preparador físico Fábio Maradishjean, que deu sinal verde para a convocação – ao menos no aspecto físico.
"O Dani não veio na convocação de setembro devido a problemas físicos. Ele estava com baixos níveis de potência e força. Falamos isso com ele no dia 8, antes da data Fifa de setembro. Dissemos a ele que precisava melhorar os níveis. Recordo que ele me disse: "missão dada, missão a ser cumprida". Fomos a Barcelona eu e Cleber [auxiliar], mostrou grande evolução no quesito de força e potência. O Barcelona B nos enviou dados, métricas dos treinamentos, e esses números nos deram segurança da convocação dele, no aspecto físico. O Dani Alves é o mesmo que veio conosco durante todo o ano de 2022, que esteve nas Olimpíadas de 201. No aspecto físico, ele se encontra apto a participar da seleção brasileira. Essa é nossa conclusão", garantiu Maradishjean.