Quem são os técnicos que podem assumir a seleção brasileira? Veja cotados
Novo técnico da seleção brasileira, quem pode assumir? Com a eliminação do Brasil da Copa do Mundo do Catar e a saída confirmada do técnico Tite, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai em busca de um novo comandante.
Apesar de outra decepção, com a segunda eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo, o técnico Tite se despediu do comando da seleção brasileira com bons números: foram 81 jogos, com 60 vitórias, 15 empates e apenas seis derrotas, aproveitamento de 80,2%. Sob o comando do gaúcho, o Brasil conquistou o título da Copa América de 2019 e o vice de 2021.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, também já retornou ao Brasil para iniciar a busca por um novo treinador, mas o nome só deve ser revelado em janeiro. Alguns nomes de brasileiros e estrangeiros já estão sendo especulados.
Novo técnico da seleção brasileira, quem pode assumir?
- Carlo Ancelotti: Real Madrid
- Pep Guardiola: Manchester City
- Dorival Júnior: sem clube
- Fernando Diniz: Fluminense
- Abel Ferreira: Palmeiras
- Jorge Jesus: Fenerbahçe, da Turquia
Tabela da Copa do Mundo 2022; acesse!
O veterano Carlo Ancelotti, 63 anos, seria um dos nomes mais cotados. O italiano é o atual campeão da Champions League e do Campeonato Espanhol, com o Real Madrid. Segundo informações do UOL Esporte, a CBF já teria o consultado, mas o treinador só aceitaria conversar depois do fim da temporada europeia, em junho de 2023.
Pep Guardiola, 51 anos, seria um sonho de todo torcedor brasileiro. Mas, pouco antes da Copa, o espanhol estendeu seu contrato com o Manchester City por mais dois anos. Há muito tempo é cotado para o cargo, mas as chances são pequenas dele assumir a seleção brasileira.
Recém saído do Flamengo, Dorival Júnior, 60 anos, voltou a ser bem visto no mercado depois da temporada com títulos da Copa do Brasil e da Libertadores. O brasileiro está sem clube e pode ser uma alternativa mais acessível para a CBF.
Aos 48 anos, Fernando Diniz também é um nome brasileiro que agrada. Apesar de não ter nenhum título de relevância no currículo, o estilo de jogo e a boa relação que demonstra com muitos atletas podem pesar. Diniz também renovou contrato recentemente com o Fluminense até o fim de 2024.
O português Abel Ferreira, do Palmeiras, também é um dos favoritos para o cargo na seleção brasileira. Pouco conhecido antes de chegar ao Verdão, Abel agora é considerado por alguns torcedores como o maior treinador da história do clube depois de ter conquistado quase tudo que disputou desde setembro de 2020: são duas Libertadores, uma Copa do Brasil, um Brasileirão, um Paulistão e uma Recopa Sul-Americana.
Aos 68 anos, Jorge Jesus também surge como uma opção para o Brasil. O treinador ficou conhecido do torcedor brasileiro pelo trabalho que fez no Flamengo entre 2019 e 2020, ao conquistar o Campeonato Brasileiro, a Libertadores, o Carioca, a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana. No entanto, depois da sua saída do Rubro-Negro, ainda não conseguiu emplacar bons resultados. Atualmente, está no Fenerbahçe, da Turquia, e lidera o Campeonato Turco.