Neymar faz exames e começa tratamento para reduzir inchaço do tornozelo
Neymar foi submetido a exames nesta sexta-feira (25), dia seguinte à vitória por 2 a 0 do Brasil sobre a Sérvia na estreia na Copa do Mundo.
O camisa 10 não jogou toda a partida porque teve constatado entorse em seu tornozelo direito depois de uma entrada no segundo tempo. Ele foi substituído aos 34 minutos por Antony e saiu chorando. Na zona mista, apareceu mancando e abatido. Danilo também foi examinado.
A CBF não informou a quais exames o astro da seleção brasileira foi submetido. Também ainda não é possível mensurar a gravidade da lesão, uma vez que o atleta terá de ficar em observação por até 48h, no aguardo de que o inchaço no tornozelo diminua, segundo afirmou o médico da equipe, Rodrigo Lasmar.
O atacante, atrapalhado por lesões nas últimas duas Copas do Mundo, retornou ao hotel em Doha em que estava hospedada a delegação brasileira depois dos exames e fará tratamento com o departamento de fisioterapia, bem como o lateral-direito Danilo, que também sofreu entorse, mas no tornozelo esquerdo. Segundo o próprio atleta, o problema não é grave.
"Fui fazer um cruzamento, inventei de atacar, e o pé de apoio prendeu um pouquinho, mas já estou bem", explicou Danilo depois da partida. O reserva do jogador da Juventus é o veterano Daniel Alves. Outra opção para o setor é o zagueiro Eder Militão, que já atuou com segurança improvisado na lateral direita.
Neymar chorou no banco de reservas
Neymar torceu o tornozelo direito aos 22 minutos do segundo tempo, após ser atingido em um lance na entrada da área pelo joelho do zagueiro Milenkovic. O jogador sentiu muitas dores, mas apesar disso prosseguiu na partida por mais 11 minutos - inclusive tendo participação no lance do segundo gol. Ele acabou substituído por Antony aos 34 minutos.
O craque foi visto chorando no banco de reservas e passou pela zona mista mancando. Abatido, ele saiu mudo, sem falar com a imprensa. Em pronunciamento oficial, o médico da seleção, Rodrigo Lasmar disse que seria necessário esperar pelo menos um dia para se ter um diagnóstico mais preciso sobre a gravidade da lesão.
+ Veja a tabela completa de jogos da Copa do Mundo
"Neymar teve um entorse no tornozelo direito. Apresentou um edema, inchaço e já iniciamos o tratamento com gelo no local. Precisamos aguardar 24h ou 48h para avaliar e não existe nenhum exame de imagem marcado por enquanto". Nesta sexta-feira, a assessoria da seleção não informou o tipo de exame que foi realizado nos dois jogadores.
Tite mostrou confiança e disse tem "certeza absoluta" de que terá Neymar nos outros jogos da Copa do Mundo. A tendência, porém, é de que o astro da equipe não enfrente a Suíça, na próxima segunda-feira, 28, no estádio 974.
Neymar tem histórico de lesões em Copa do Mundo
Apontado nas últimas três Copas do Mundo como a liderança técnica capaz de levar o Brasil ao título mundial, Neymar não tem conseguido driblar seu principal adversário: as lesões.
Como soube o Estadão, o choro no banco de reservas e o abatimento dentro do vestiário têm mais a ver com a memória do atleta, acossado por uma série de lesões nos últimos anos, não tanto pela gravidade da contusão.
Mas fato é que Neymar, mais uma vez, não irá disputar esta Copa do Mundo estando 100% bem. Ao apanhar em campo diante dos sérvios, ele passou a conviver com um fantasma que todos na seleção achavam já ter sido afastado. Foram nove falta sofridas, recorde entre todos os jogadores na primeira rodada do torneio. O espanhol Gavi é o segundo da lista, com cinco faltas sofridas
+ Canais de televisão que vão passar os jogos da Copa do Mundo 2022
A lesão contra a Sérvia, de certo modo, remete à sofrida na Copa do Mundo no Brasil. Claro que as circunstâncias são bem diferentes, mas é inevitável lembrar que, em 2014, a agressão nas costas cometida pelo colombiano Camilo Zúñiga que o tirou do Mundial afetou o grupo.
Em 2018, Neymar sofreu uma fissura no quinto metatarso do pé direito meses antes da Copa da Rússia. O jogador passou por cirurgia, trabalhou de forma intensa para se recuperar e chegou ao Mundial clinicamente saudável - mas o longo tempo, o tempo afastado dos gramados impediu que estivesse na melhor condição física e técnica.
Meses depois, o craque brasileiro contou que jogou a Copa da Rússia com dores oriundas de uma ruptura dos ligamentos do tornozelo, sofrida com a fratura no quinto metatarso do pé direito, dias antes do torneio começar.