Jogadores da Alemanha protestam contra a Fifa e tapam a boca em foto oficial
Os jogadores da Alemanha protestaram contra a Fifa antes do jogo contra o Japão nesta quarta-feira (23), no Estádio Khalifa International, em Doha, pela primeira rodada do Grupo E da Copa do Mundo do Catar.
Durante a foto oficial, pré-partida, os jogadores taparam a boca em sinal de insatisfação contra a entidade por retaliações à braçadeira "One Love".
Alemanha x Japão: veja como foi a partida no tempo real!
O protesto se dá depois que a Fifa ameaçou punir com cartões amarelos os capitães que fizessem o uso dessas braçadeiras em apoio à comunidade LGBT+, nas cores do arco-íris, e também aplicar sanções às seleções. O Catar proíbe relações homossexuais até mesmo com penas de prisão.
A maioria dos capitães voltou atrás na decisão de utilizar a braçadeira. O goleiro Neuer também não pôde utilizar o acessório durante o jogo. O alemão usou apenas a braçadeira aprovada pela Fifa, com a inscrição "No discrimination" ("Não à discriminação'). Além disso, jogou com chuteiras com detalhes coloridos.
Ministra e federação alemã se posicionam
Nas arquibancadas, a ministra alemã, Nancy Faeser, utilizou a braçadeira One Love em apoio ao protesto e à liberdade da comunidade LGBT+. Na partida, a ministra sentou ao lado justamente do presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Por meio das redes sociais, a DFB (Federação Alemã de Futebol) também se posicionou contra às sanções da Fifa e em apoio aos direitos humanos.
"Queríamos usar a braçadeira de capitão para defender os valores que acreditamos na seleção da Alemanha: diversidade e respeito mútuo. Junto com outras nações, queríamos que nossa voz fosse ouvida. Isso não tinha nada a ver com questões políticas. Para nós, direitos humanos são inegociáveis. E é por isso que essa mensagem é tão importante para nós. Negar a nós o uso da braçadeira é o mesmo que calar a nossa voz. E é por isso que a gente irá manter nossa posição", escreveu a Federação.
https://twitter.com/DFB_Team_EN/status/1595405787953827840https://www.youtube.com/watch?v=s3peyQKJT9I