Estrela de Senegal, Sadio Mané está fora da Copa do Mundo por lesão, diz jornal
Grande estrela da seleção de Senengal e um dos principais nomes do futebol mundial, o atacante Sadio Mané não terá condições de disputar a Copa do Mundo de 2022, no Catar.
De acordo com o jornal francês, L'Équipe, o atleta do Bayern de Munique, da Alemanha, sofreu uma lesão muscular na última terça-feira (8) que o impedirá de ir ao Mundial. A equipe alemã ainda não se pronunciou oficialmente.
Mané foi titular na goleada do Bayern de Munique sobre o Werder Bremen, na última terça, mas ficou em campo apenas 20 minutos. Com dores na perna direita, ele foi substituído por Leroy Sané. Inicialmente, o auxiliar técnico do Bayern, Dino Toppmoller, disse que a lesão não preocupava para a Copa do Mundo.
Já o treinador Julian Naggelsman adotou tom mais cauteloso e disse que esperaria pelos exames médicos do jogador. Agora, o L'Équipe afirma que Mané teve uma lesão no tendão da perna direita que o impedirá de jogar por semanas.
+ Confira a tabela da Copa do Mundo 2022
A apenas 11 dias do início da Copa do Mundo, a lesão seria suficiente para tirar o jogador da competição. A seleção de Senegal terá a convocação oficial divulgada pelo técnico Aliou Cissé na próxima sexta-feira (11).
Até mesmo o presidente de Senegal, Macky Sall, foi às redes sociais para manifestar solidariedade a Mané, no entanto, sem citar a eventual ausência do atleta no Catar.
"Sadio, desejo a você uma rápida recuperação de sua lesão no jogo Bayern x Werder Bremen. Como te disso: Sadio, coração de leão! Com todo o meu coração para você! Deus de abençoe", escreveu Sall.
Quem é Sadio Mané, primeiro vencedor do Prêmio Sócrates
Após atuar em equipes de base de Senegal, Mané terminou a formação nas categorias de base do Metz, da França, equipe pela qual fez a sua estreia como profissional, na temporada 2011/12.
O jogador rapidamente chamou a atenção do Red Bull Salzburg, que o levou para o futebol da Áustria na temporada 2012/13. Por lá, Mané virou artilheiro e, duas temporadas depois, foi contratado pelo Southampton, da Inglaterra. Ele anotou 25 gols em duas temporadas no clube inglês.
O desempenho foi o suficiente para que o gigante Liverpool assinasse com o atleta senegalês na temporada 2016/17. Na equipe do noroeste da Inglaterra, Sané fez história ao lado do egípcio Mohamed Salah e do brasileiro Roberto Firmino. Foram 6 temporadas de sucesso sob o comando de Jürgen Klopp.
Sané chegou ao Bayern na atual temporada e já anotou 11 gols em 23 partidas. Neste ano, ele foi o vencedor do inédito Prêmio Sócrates, criado pela revista France Football, por causa de suas ações solidárias em Senegal.
O prêmio é uma homenagem ao brasileiro Sócrates, escolhido pelo envolvimento do volante brasileiro na famosa "Democracia Corintiana", movimento ocorrido na década de 1980 e que teve a luta pelo fim da ditadura militar como uma das principais bandeiras.