Novidade

Copa do Mundo terá arbitragem feminina pela 1ª vez; brasileira será auxiliar

Neuza Back participará de jogo da Copa do Mundo

Neuza Back fará sua estreia.

O duelo entre Costa Rica e Alemanha foi escolhido para ser a primeira partida da história da Copa do Mundo com arbitragem feminina. Ao lado da mexicana Karen Diaz Medina, a brasileira Neuza Back será auxiliar da francesa Stéphanie Frappart, que será a árbitra principal do jogo.

continua após a publicidade

Frappart já havia atuado como quarta árbitra na partida de Portugal e Gana na Copa do Catar, e até tirou foto com o craque Cristiano Ronaldo, mas é a primeira vez que o trio de arbitragem do torneio é integrado por mulheres.

No total, três árbitras e três assistentes (bandeirinhas) foram selecionadas pela Fifa para a Copa do Mundo 2022. Mas, até agora, todas as partidas tinham sido apitadas por homens.

O Mundial deste ano é marcado por protestos em favor da diversidade, especialmente, do movimento LGBT+. Mas a Copa também teve a primeira mulher, Renata Silveira, como narradora na TV Globo.

continua após a publicidade

Conheça mais sobre Neuza Back

Escolhida para auxiliar Frappart, Neuza Back será a primeira brasileira a participar do trio de arbitragem em uma Copa do Mundo. A catarinense é uma das seis profissionais selecionadas pela Fifa para participar do Mundial deste ano.

Nascida na pequena cidade de Saudades, em Santa Catarina, ela está filiada à Federação Paulista de Futebol (FPF) porque se transferiu para Jundiaí nos últimos anos para ganhar mais oportunidades em âmbito nacional. A estratégia deu certo. Aos 38 anos, a educadora física e árbitra já participou de mais de 100 jogos do Brasileirão das Séries A e B.

+ Tabela completa de jogos da Copa do Mundo

Neuza Back decidiu ser árbitra por incentivo do irmão, André Back, que também é juiz de futebol. Ela se formou em educação física e é vinculada à Fifa desde 2014. Ela começou trabalhando como árbitra em jogos amadores e conquistou seu espaço no esporte com o tempo. O próximo passo foi tornar-se federada pela Confederação Catarinense de Futebol.

continua após a publicidade

A convocação para a Copa do Mundo deste ano veio após Neuza Back ter feito uma série de conquistas de diversidade no futebol. A catarinense fez parte da primeira equipe feminina de arbitragem em uma competição masculina da Fifa, no Mundial de Clubes de 2020, que foi realizado também no Catar.

+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022 no Catar: veja lista de todos os gols

+ Calendário: datas e horários de todos os jogos da Copa do Mundo no Catar

Exit mobile version