Catar recria Veneza em shopping ostentação e é bizarro
Um céu artificial azul claro ultrarrealista recebe os turistas no Villaggio Mall, shopping ostentação ao lado do Estádio Internacional Khalifa, em Doha.
O empreendimento é uma tentativa de recriação da cidade italiana de Veneza, com direito a passeios de gondola por canais que cruzam os corredores repletos de lojas de luxo – e o resultado é bizarro.
Por R$ 15, o visitante é conduzido por uma excursão de 6 minutos entre uma ponta e outra do edifício, passando por baixo de pontes e sendo observado por turistas que circulam e tiram fotos das galerias laterais.
É uma experiência esquisita, cópia de uma cópia: algo similar pode ser encontrado em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Em um corredor que concentra lojas de luxo, pepitas de ouro incrustam o piso por sobre o qual os turistas caminham. Acima, um domo dourado simula a pedra preciosa.
Quem estiver com sede pode degustar um capuccino tão italiano quanto as gondolas do Villaggio por R$ 35.
Há ainda um amplo ringue de patinação no gelo, cercado por uma praça de alimentação internacional, em que um dos destaques é o churrasco da Mongólia, e um pequeno parque de diversões, o Gondolania: tem boliche, batalha de lasers, pista de kart e até uma pequena roda-gigante.
+ Canais de televisão que vão passar os jogos da Copa do Mundo 2022
“O Gondolania é o maior destino de entretenimento familiar em Doha. Gondolandia irá deixá-lo maravilhado independentemente de sua idade”, diz o anúncio.
Luzes roxas pintam as paredes externas do shopping que imita estilo clássico.
Ao lado, a Aspire Tower, um arranha-céus de 300 metros que custou 133 milhões de euros e é o prédio mais alto do país, brilha com um painel de luzes de 11 mil metros quadrados.
+ Veja a tabela completa de jogos da Copa do Mundo
Tudo no complexo
brilha demais, é colorido demais, megalomaníaco demais, ostentação demais, artificial
demais, mas não deixa de ser impressionante. E há quem goste.
São as apostas do Catar para potencializar o turismo no país e diversificar uma economia altamente dependente da extração de gás natural e petróleo.