Após reclamações, Fifa pode acionar gramados reservas de estádios no Catar; entenda
A CBF reclamou do gramado do Estádio 974 após a vitória do Brasil sobre a Suíça, na última segunda-feira (29), e a Fifa reconheceu que a carga de jogos no local tem sido excessiva.
O diretor de seleções da CBF, Juninho Paulista, pediu para que a entidade tome providências, uma vez que o Estádio 974 será o palco do jogo da seleção nas oitavas de final da disputa.
O cenário de desgaste excessivo dos gramados no Catar foi algo previsto tanto pela Fifa, como pela organização do Mundial – enquanto nas Copas de Brasil e Rússia os jogos aconteceram em 12 estádios diferentes, o país árabe apostou em uma disputa compacta em oito campos.
A alternativa pensada pela Fifa para minimizar o problema foi o plantio de grama reserva, que está estocada em uma fazenda nos arredores da capital Doha: uma reserva de 425 mil metros quadrados, cerca de 40 campos de futebol.
Artilheiros da Copa do Mundo 2022 no Catar: veja lista de todos os gols
Antes do torneio, a organização do país-sede garantiu que este estoque pode ser colhido, transportado para um estádio e colocado pronto para uso das partidas em apenas oito horas.
Veja seleções classificadas para fase eliminatória da Copa do Mundo; lista atualizada
Diante das necessidades, a Fifa teria a possibilidade de acionar o plano de emergência nos estádios mais afetados.
O Estádio de Lusail, por exemplo, será o mais usado na disputa, com dez partidas, e será também a casa da disputa da grande final.