Uma forma simples como saber quando pagar uma aposta no poker
O curitibano Armando Marques da Silva, um apaixonado pela matemática do poker, desenvolveu uma fórmula para facilitar a vida dos jogadores de poker. Se você é um daqueles que sempre tem uma dúvida se deve ou não pagar uma aposta, o artigo dele pode ajuda-lo muito.
Siga o Resenha do Poker no Facebook
Par fazer o cálculo é usado o número de outs que o jogador tem em comparação com as odds. Os outs são as cartas que, se aparecerem, melhoram o jogo a ponto de ser o vencedor da mão.
Um exemplo simples: se você tem um 45 na mão e o flop vem AK2 de naipes diferentes, você tem quatro outs (todos os 3) para muito provavelmente ter a mão vencedora.
Já as odds são a probabilidade de melhorar a sua mão utilizando seus outs.
Segundo o estudo, é necessário decorar apenas quatro fórmulas para fazer uma jogada que a longo prazo é lucrativa. Vamos a elas:
Se você tiver que pagar uma aposta do adversário no valor de:
É óbvio que não adianta apenas decorar e usar essa fórmula para ser um campeão mundial. O poker envolve vários aspectos e a matemática é um deles. Mas saber o pot odds (a relação entre a quantidade de fichas do pote e a que você deve pagar para poder continuar na mão) é importante.
Em seu artigo, o estudioso lembra que é necessário na hora de fazer a conta lembrar que existem o “reverse implied odds”, que são as cartas que ajudam você, mas melhoram também o jogo do adversário. Além disso, que estes números são válidos de uma street para a seguinte, ou seja, do flop para o turn e do turn para o river. Do flop para o river a conta é diferente.
Sem contar que é importante o jogador entender como funciona o pot odds acima de tudo para não ser surpreendido com uma aposta entre estes valores citados, como 64% do pote, por exemplo. A fórmula correta: PO = (p + Ai + A ) / A, onde PO = potts odds, p = pote ( fichas existentes na mesa antes da aposta do adversário) Ai = aposta inicial do adversário A = aposta que você tem que pagar para continuar no jogo.
Veja ao fim desta matéria um resumo do estudo de Armando Marques da Silva.
Novidades
Quer receber antes de todo mundo as novidades do Resenha do Poker? Sugestões de matérias, críticas? Mande um e-mail para robsonm@gazetadopovo.com.br
LEIA MAIS:
MasterMinds: Curitibano supera mais de 800 jogadores e fatura R$ 70 mil. Sorte da noiva…
A um ano da Copa, Neymar já está no Mundial. Mas de poker!
Vale a honra do Paraná no poker; veja seleção do estado para torneio nacional
O poker da novela das 9 é antigo e pouco jogado
Jogo de azar? Saiba por que não é crime jogar poker
“MATEMÁTICA DO POKER
SEMPRE pagar as apostas quando as porcentagem de seus OUTS forem maiores do que as POT ODDS. Faça esta comparação para poder tomar uma decisão correta no longo prazo.
DECORE AS TABELAS ABAIXO:
30% do vr. do pote – pague se tiver no mínimo 8 outs – ( 18%)
50% do vr. do pote – pague se tiver no mínimo 12 outs – (25%)
70% do vr. do pote – pague se tiver no mínimo 15 outs – (30%)
100% do vr. do pote – pague se tiver mais de 15 outs (33%)
Esta tabela também serve para você saber o quanto deve apostar para proteger a sua mão e não dar odds para seu adversário chamar o jogo. Leve sempre em consideração as cartas do board.
JOGANDO HEAD UP
Você é a favorito quando:
JOGANDO CONTRA 2 JOGADORES
Par de 9 para cima (53,16%) para cima – AA ( 73,13%)
Com K.A naipado não é favorito (49,73%)
JOGANDO CONTRA 3 JOGADORES
Par de Q.Q (53,14%) para cima – KK (57,67%) – AA (63,79%)
JOGANDO CONTRA 4 JOGADORES
AA (55,76%)
PRINCIPIO DE NASH
Quando estiver jogando Heads up você poderá aplicar o principio de Nash quando estiver no SB (sempre vá de all-in ou fold) com isto vai equilibrar o jogo. Condição: quando tiver menos de 10 BB.
Para facilitar ao invés de fazer o cálculo conforme a formula de Nash, DECORE a tabela acima ref. Jogo heads up.”