Paranaense é campeão brasileiro de poker! Premiação inclui caminhonete de luxo e viagem para Bahamas
O paranaense Affif Prado, nascido na cidade de Palmas, cidade no sudoeste do estado com cerca de 50 mil habitantes, é o campeão brasileiro de poker de 2017. Em uma disputa emocionante que só terminou na última etapa, no BSOP Millions, o jovem de 28 anos chegou ao topo do poker nacional.
Com o título, Prado ganhou R$ 200 mil, o que inclui uma Amarok zero-km, além de inscrições para o evento principal de todas as etapas do Brasilian Series of Poker (BSOP) de 2018 e um pacote completo para o PokerStars Caribbean Adventure (PCA) nas Bahamas.
Siga e curta o Resenha do Poker no Facebook
“A competição pelo título foi contra adversários de alto nível que tiveram desempenhos admiráveis. Isto foi um fator que tornou ele difícil porém mais recompensador ainda”, admite o campeão, em entrevista exclusiva ao Resenha do Poker.
Prado contou que o gosto pelo poker começou justamente em Palmas, graças ao convite de colegas de faculdade de Engenharia Civil. Foi amor à primeira vista. Aos poucos ele começou a jogar com mais frequência, uma vez por semana em Palmas e sempre que possível em Pato Branco, cidade distante cerca de 114 quilômetros.
Há seis anos o profissionalismo veio de forma até natural. “Logo vi que com o passar dos meses estava muito mais dedicado ao poker do que à faculdade. Isto porque exige um certo tempo de estudos e disponibilidade para viajar e jogar. Até que quase de modo automático deixei a faculdade e fui respirar poker. O intuito era me profissionalizar e trabalhar com algo que me dava muito prazer”, conta.
Para seguir nesta carreira, por uma questão de logística, Prado decidiu ir morar em Florianópolis há cinco anos, chegando inclusive a representar Santa Catarina no ano passado e sendo campeão do Brasileiro por Equipes. No entanto, os laços com o Paraná seguem firmes, com os pais ainda morando em Palmas, para onde vai no próximo Natal.
Mas engana-se quem acredita que Prado já está satisfeito com o topo do poker nacional. “Minhas metas futuras são jogar de modo competitivo a série mundial de poker em Las Vegas e outros eventos internacionais com mais frequência, pois o BSOP nos últimos dois anos foi meu foco principal juntamente com eventos de poker na região sul”, admite.
É possível viver apenas de poker ao vivo?
Uma das questões mais controversas na comunidade do poker é a necessidade de jogar poker online para viver do jogo e diminuir a variância. Alguns profissionais defendem que é impossível viver de poker apenas jogando ao vivo. Opinião que o campeão brasileiro discorda completamente.
“É possivel viver de poker ao vivo desde que a pessoa não procure focar apenas em eventos principais e premiações altíssimas, buscando diminuir a oscilação com torneios paralelos e jogos de ring game”, explica Prado.
O campeão ainda lembra que um controle de despesas é importante para a conta fechar no final do mês. “A vantagem de quem é profissional dedicado para recreativos faz que seja viável sim, desde que bem selecionado os lugares, oponentes e torneios que disputará. De nada adianta ser um ótimo jogador e querer jogar apenas contra os melhores do mundo, por exemplo”, argumenta.
“A verdade é que eu sou um jogador ao vivo e conheço muitos jogadores que vivem exclusivamente disso. Graças a Deus vivemos muito bem a alguns anos viajando o Brasil e o mundo. Mas admito que devemos ser uma fatia bem pequena dos jogadores”, finaliza.
O Resenha do Poker dá os parabéns para o grande campeão! É uma honra para o poker paranaense!
Novidades
Quer receber antes de todo mundo as novidades do Resenha do Poker? Sugestões de matérias, críticas? Mande um e-mail para robsonm@gazetadopovo.com.br
Leia mais nas últimas do Resenha do Poker:
Empresário de Paranaguá fatura “supermoto” e mais R$ 20 mil em torneio de poker
Saiba como estas três feras reforçaram o poder do poker curitibano
Racismo no poker faz jogador ser banido para sempre do Campeonato Brasileiro
A dúvida no poker: é melhor menos ganharem mais ou mais ganharem menos?