Paraná fica fora do Brasileiro de poker pelo segundo ano seguido
Esta semana ocorreu a divulgação da etapa de Gramado, no Rio Grande do Sul, como a penúltima do Brasileiro de poker (BSOP) de 2019. Com isso, infelizmente ficou confirmado que pela primeira vez na história o Paraná não será sede da principal competição nacional do jogo por dois anos seguidos.
O Brazilian Series of Poker começou a ser disputado em 2006. Desde aquele ano, o estado paranaense só ficou de fora da competição em 2015 e agora nos dois últimos anos (veja com detalhes no fim desta matéria).
O Resenha do Poker agora tem Instagram! Siga
No final do ano passado o Resenha do Poker mostrou que existia a possibilidade de Curitiba voltar a ser sede do BSOP em 2019. Porém, isso acabou não se confirmando.
Para os paranaenses do oeste, pelo menos ocorreu uma etapa este ano em Puerto Iguazu, na Argentina, próxima de Foz do Iguaçu. Das sete etapas da atual temporada, a cidade mais próxima para quem é de Curitiba é São Paulo.
Siga e curta o Resenha do Poker no Facebook
Resposta do BSOP
Procurado pela reportagem para falar sobre o assunto, a direção do BSOP respondeu através de nota encaminhada via assessoria de imprensa. No texto, a entidade argumenta que a etapa de Puerto Iguazu é praticamente uma etapa paranaense no calendário, com ainda mais atrativos para os jogadores do que se fosse disputada no Brasil.
"Desde a primeira temporada da série, em apenas um ano (2015) não houve etapas no estado do Paraná. Imagino, que irá argumentar que a etapa de Puerto Iguazu não faz parte do estado por ser realizada no lado argentino da fronteira. Contudo, é uma forma que a organização encontrou de trazer os benefícios de se realizar uma etapa em uma jurisdição que não obriga o recolhimento de IR pela fonte pagadora (como seria o caso do evento realizado na cidade de Foz do Iguaçu), a apenas dois quilômetros do solo paranaense. Alia-se a isso ainda o fato de no solo brasileiro não serem permitidos os jogos de azar, proporcionando aos jogadores que ali estiveram desfrutar também de um cassino, o que é impossível no lado paranaense da fronteira", explica o texto.
O texto ainda lembra que há dificuldades logísticas, como a indisponibilidade do salão de eventos, que fogem do controle da direção do BSOP. Além disso, há um interesse que o BSOP seja o mais nacional possível e que o Paraná ao longo da história sempre foi um dos mais privilegiados.
" A direção da série está já realizando o planejamento da temporada 2020 e, novamente, fazemos um esquadrinhamento dos espaços de eventos disponíveis em cada região. Neste momento ainda é muito prematuro adiantar os destinos que serão visitados na próxima temporada, porém, pode estar certo que realizaremos um enorme esforço para continuar realizando eventos no Paraná e em mais locais da região Sul. Reconhecemos a importância do estado como um enorme formador de excelentes competidores e valorizamos cada um dos campeões paranaenses que já passaram pelas mesas do BSOP, desde que Luis Filipe Andrade (MestreFilipe) inciou a trajetória gloriosa dos 22 braceletes que o estado possui (fora os inúmeros títulos de eventos paralelos)", afirma o texto encaminhado pelo BSOP.
Veja a programação do BSOP, KSOP, WSOP...
Veja abaixo ano a ano as etapas no Paraná:
2006: Curitiba
2007: Curitiba e Curitiba
2008: Curitiba
2009: Curitiba e Curitiba
2010: Cuririba e Curitiba
2011: Curitiba, Foz do Iguaçu e Curitiba
2012: Curitiba
2013: Foz do Iguaçu
2014: Foz do Iguaçu
2015: Nenhuma etapa
2016: Foz do Iguaçu
2017: Foz do Iguaçu e Curitiba
2018: Nenhuma etapa
2019: Nenhuma etapa
Grupo no Whats
Como os leitores mais antigos do blog sabem, temos alguns grupos do WhatsApp onde divulgamos notícias do Resenha do Poker e focamos nas discussões de mãos com dúvidas. Nestes grupos bad beats não são bem-vindas! Para entrar basta acessar esse link. Qualquer problema, é só escrever para robsonm@gazetadopovo.com.br. É grátis. Se quer receber por e-mail as notificações de notícias, mandar críticas ou sugestões, este e-mail também é o caminho.
Leia Mais
Paranaense de poker chega a Guarapuava. Veja como participar
Começou o Mundial de Poker! Confira a programação
Como um profissional de poker se comporta diante de grandes torneios