Veja por que a confederação de poker é um oásis no esporte brasileiro
A Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH), entidade máxima do poker nacional, é uma exceção no Brasil. Enquanto diversas federações e confederações de esportes no país sofrem com dívidas, corrupção e dirigentes que se prolongam no poder, isso não ocorre no poker.
Siga o Resenha do Poker no Facebook
Para se ter uma ideia da diferença, até este ano o presidente da CBTH era Igor Traffane, mais conhecido como Igor Federal. Se candidatasse a reeleição após oito anos no cargo- dois mandatos-, com certeza ganharia por unanimidade. Porém, justamente para promover o revezamento do poder, ele saiu para a entrada de Ueltom Lima, presidente da Federação Paulista.
Já imaginou algo parecido com Marco Paulo Dell Nero na CBF? Ou na confederação de basquete, que foi suspensa de jogos internacionais? Impossível.
A outra diferença está nas contas. A CBTH está sem dívidas e com transparência em relação aos seus extratos bancários.
Porém, o maior mérito de Federal foi a briga durante anos para que diversos profissionais ligados ao poker pudessem trabalhar de forma honesta. Por diversas vezes foi tentado fechar casas de poker pelo país e em todas a CBTH conseguiu reverter a decisão na justiça.
Sem contar o trabalho para a regulamentação do poker na Câmara dos Deputados, o que levou recentemente a casa a admitir o jogo como prática esportiva. Como o novo e o antigo presidente são alinhados, a tendência é que a evolução continue e a confederação siga como um oásis no meio de tantos problemas do esporte brasileiro.
Novidades
Quer receber antes de todo mundo as novidades do Resenha do Poker? Sugestões de matérias, críticas? Mande um e-mail para robsonm@gazetadopovo.com.br
LEIA MAIS:
Saiba como jogar de graça torneio de poker de R$ 300 mil em Curitiba
Começa o Mundial de poker! Saiba o que está em jogo
Jogo de azar? Saiba por que não é crime jogar poker
Curitibanos têm maiores premiações da história do poker no Brasil
Aprenda a jogar poker em menos de três minutos