Poker: jogar cash game pode sim! Veja a lei
Uma das polêmicas que ainda existem no poker, fruto do desconhecimento da lei, é a legalidade ou não do cash game. Por não ser tão divulgado quanto os torneios e envolver fichas que tem um valor equivalente em dinheiro, este tipo de poker às vezes é visto com ressalvas. O que é uma bobagem.
Antes de explicar a legalidade do cash game, também chamado de ring game ou mesa livre, vale a pena mostrar a diferença para quem não conhece. Nos torneios, o jogador paga uma inscrição, tem direito a um número certo de fichas e vai com elas (se não tiver addon ou reentrada) até o fim.
Siga o Resenha do Poker no Facebook
No cash game, o jogador compra fichas equivalentes ao valor que ele investir e sai na hora que quiser. Às vezes é apenas obrigatório um período mínimo de uma hora. Se perder, pode comprar mais. Não existe um fim ou um campeão como nos torneios.
Porém, o que faz o poker ser legal no Brasil é o fato de não ser um jogo de azar. E isso vale tanto para os torneios como para as mesas de cash.
Segundo o artigo 50 da lei 3.688/41, um jogo de azar é aquele “em que o ganho e a perda dependem exclusiva ou principalmente da sorte”. É o caso das roletas de cassino ou loteria. No caso do poker, há estudos nacionais e internacionais que mostram que na maioria das vezes o vencedor ganha as fichas sem mostrar as cartas, dependendo apenas da sua habilidade.
Saiba mais: Veja por que não é crime jogar poker no Brasil
“Você jogar um torneio ou jogar um cash game, se trata da modalidade de poker onde depende majoritariamente da habilidade do jogador. O que difere é a forma como você entra no jogo”, ressalta Ueltom Lima, presidente da Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH), a principal entidade de poker no Brasil.
“O que causa confusão na cabeça das pessoas é que no torneio de poker o jogador faz a inscrição e vai participar do torneio com as fichas. Já no cash game a ficha equivale a dinheiro e isso seria proibido. Não tem nada a ver. Isso é um mito, uma grande bobagem”, acrescenta Lima, lembrando que já há decisões na Justiça que consolidam este conceito.
Novidades
Quer receber antes de todo mundo as novidades do Resenha do Poker? Sugestões de matérias, críticas? Mande um e-mail para robsonm@gazetadopovo.com.br
LEIA MAIS:
Prisão, tortura, perda de bens… Calote no poker é coisa de novela
Time de Curitiba chega ao pódio em desafio nacional de poker
Vai bombar! Torneio de poker que pagará R$ 300 mil é atração em Curitiba
Curitibano de 20 anos que ganhou R$ 780 mil revela segredo do sucesso no poker
Mansão em bairro nobre de Curitiba terá sofisticada casa de poker