Paraná é eliminado na Série D e fica sem calendário nacional por pelo menos dois anos
O Paraná Clube escreveu mais um capítulo de um drama que parece não ter fim. Com uma atuação apática, o Tricolor perdeu para o Pouso Alegre por 1 a 0 neste sábado, no Manduzão, e acabou eliminado nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro - o jogo de ida tinha sido 1 a 1. Com isso, o clube ficará sem calendário nacional por pelo menos dois anos.
+ Pouso Alegre x Paraná Clube: veja a ficha e as fotos da partida
Rebaixado no último Estadual, o Paraná terá que voltar à primeira divisão do Campeonato Paranaense em 2023 e terminar entre os primeiros colocados na edição 2024 para, aí sim, ter a chance de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. Ou seja, na melhor das hipóteses, o Tricolor ficará dois anos jogando só o Estadual.
A eliminação na Série D representa mais um triste episódio na recente história tricolor. O clube conquistou o acesso para a Série A de 2017 e disputou a elite nacional em 2018. De lá para cá, porém, o Paraná sofreu uma queda livre. Caiu para a Série B em 2018, para a Série C na edição de 2020 (que terminou em 2021) e para a Série D em 2021.
+ Confira a tabela completa da Série D do Campeonato Brasileiro
Primeiro tempo
Neste sábado (13), o Paraná precisava vencer para conquistar a vaga ou pelo menos empatar para levar para os pênaltis. E, desde o início, o Tricolor parecia satisfeito com o 0 a 0. Com uma postura defensiva e em alguns momentos até covarde, o time de Omar Feitosa recuou as linhas, cedeu campo ao Pouso Alegre e ficou à espera de um contra-ataque que não vinha.
Para piorar, o comandante tricolor precisou trocar Moisés Gaúcho por Evandro aos 22 do primeiro tempo. O Pouso Alegre nem teve que fazer muito esforço, mas o domínio do clube mineiro refletiu-se no placar aos 40 minutos. O atacante Alisson bateu da entrada da área. A bola desviou no meio do caminho e "matou" o goleiro Felipe - 1 a 0.
Segundo tempo
Apesar da atuação na etapa inicial e da desvantagem no placar, o Paraná voltou com a mesma escalação para o segundo tempo. O time até adotou uma postura mais ofensiva, mas sofreu para criar lances. Nomes como Rafael Silva e Iacovelli tinham atuações discretas, e o goleiro Edson parecia um espectador dentro das quatro linhas.
Omar Feitosa, então, começou a mexer no time. Ele colocou Everton Brito, Carlos Henrique, Ueslei Brito e Marcelinho. Na sequência, Rafael Silva cabeceou, mas viu a defesa do Pouso Alegre salvar em cima da linha. O jogo virou um ataque contra defesa, mas o Tricolor pecou pela falta de pontaria e pelo excesso de nervosismo.
Com a eliminação, o Paraná terá que ressurgir das cinzas para conquistar o acesso à elite estadual em 2023 e terminar entre os primeiros colocados do Campeonato Paranaense de 2024. Uma situação dramática e melancólica para um time que há 15 disputava a Libertadores e que há quatro anos jogava a Série A.
Ficha técnica
13/08/2022
Oitavas de final
SÉRIE D
Pouso Alegre 1x0 Paraná
Pouso Alegre: Edson; Léo Gobo, Victor, Thuram e Foguinho; Gledson, Matheus Roldan e Paraíba; Iago, Ingro e Alisson. Técnico: Paulo Roberto.
Paraná Clube: Felipe; Lucas Oliveira, Franklin, Dirceu e Rael; Moisés Gaúcho (Evandro), Buchecha e Albano; Rafael Silva, João Felipe e Iacovelli. Técnico: Omar Feitosa.
Local: Estádo Manduzão (Pouso Alegre-MG).
Data: 13/08/2022.
Gol: Alisson a 39' do 1°.
Amarelos: Everton Brito e Rael (PR) e Igor Pereira (PO).
Árbitro: Salim Fende Chavez (SP).
Assistentes: Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP) e Robson Ferreira Oliveira (SP).