Apagão de cinco minutos custa caro ao Athletico e deixa o G6 sob perigo
Um apagão de cinco minutos custou caro ao Athletico, provocou a derrota por 2 a 0 para o Internacional e deixou a vaga no G6 do Brasileirão sob risco. Pedro Henrique e Maurício anotaram os gols do Colorado na noite deste sábado (5), no Beira-Rio, pela 36º rodada. O Furacão segue no sexto lugar, com 54 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Atlético-MG - que tem 52 pontos e que recebe o Botafogo na segunda-feira (7).
+ Internacional x Athletico: veja os gols, as fotos e a ficha da partida
Vale lembrar que o G6 garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores. O sétimo e o oitavo vão para a pré-Libertadores. O Furacão volta a campo diante do Atlético-GO, às 20h30 de quarta-feira (9), no Estádio Antônio Accioly. Na sequência, o Athletico fecha o Brasileirão contra o Botafogo, às 16h de domingo (13), na Arena da Baixada.
+ Confira a tabela do Brasileirão e os próximos jogos do Athletico
Neste sábado (5), Felipão promoveu duas mudanças em relação ao 3 a 2 sobre o Goiás na rodada passada. O treinador trocou Abner (suspenso) por Pedrinho na lateral esquerda e Vitor Bueno por Terans no sistema ofensivo. Com isso, o Athletico apostou em um meio-campo forte e marcador (com Hugo Moura, Fernandinho e Alex Santana) e um ataque veloz (com Vitinho e Vitor Roque).
Uma parte do plano funcionou. O Furacão congestionou o meio e evitou que o Inter se aproximasse da área. O Colorado jogou pelas laterais e apelou para cruzamentos, mas só levou perigo uma vez. O restante da estratégia rubro-negra, porém, não deu certo. Com Terans e Vitinho apagados, Vitor Roque ficou isolado, recebeu incontáveis lançamentos e sofreu com a marcação.
O Athletico voltou com apenas uma mudança (Hugo Moura por Erick), mas com uma postura completamente diferente para a etapa final. Em 10 minutos, o time criou - muito - mais chances do que no primeiro tempo inteiro. Na melhor delas, Fernandinho mandou rente ao travessão. O Furacão, porém, não aproveitou as oportunidades e, para piorar, sofreu um apagão fatal no Beira-Rio.
Aos 17, a bola ficou viva na área após o escanteio, e o atacante Pedro Henrique mandou para a rede - 1 a 0. E aos 21, Alemão cruzou da esquerda, Alan Patrick só ajeitou, e o meia Maurício bateu de fora - 2 a 0. Felipão até colocou Christian, Cuello e Rômulo, mas o Athletico não teve forças para reagir. Pelo contrário. Bento operou dois milagres e evitou uma derrota ainda pior. Por fim, Thiago Heleno acertou o adversário e levou o vermelho direto.
Agora, resta ao Furacão torcer para que o Galo não vença o Botafogo no Mineirão e, depois, erguer a cabeça para os duelos decisivos contra Atlético-GO e Botafogo. O Athletico tem totais condições de garantir uma vaga na Libertadores de 2023 (inclusive na fase de grupos), mas o futebol apresentado pela equipe nas últimas partidas e a aproximação de concorrentes diretos deixam o torcedor com uma pulga atrás da orelha.
Ficha técnica
BRASILEIRÃO
36ª rodada
05/11/2022
Internacional 2x0 Athletico
Internacional: Keiller; Bustos, Vitão, Gabriel Mercado e Renê; Johnny (Lucas Ramos), Carlos de Pena, Alan Patrick (Taison), Mauricio (Rodrigo Moledo) e Pedro Henrique (Wanderson); Alemão (Braian Romero). Técnico: Mano Menezes.
Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Pedrinho; Hugo Moura (Erick), Fernandinho e Alex Santana (Christian); Terans (Rômulo), Vitor Roque (Pablo) e Vitinho (Cuello). Técnico: Felipão.
Local: Beira-Rio (Porto Alegre-RS).
Data: 05/11/2022.
Gols: Pedro Henrique a 17' e Maurício a 21' do 2°.
Cartão amarelo: Fernandinho (CAP).
Cartão vermelho: Thiago Heleno.
Público pagante: 9.570.
Público total: 11.226.
Renda: R$ 231.738,00.
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP).
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Evandro de Melo Lima (SP).
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ).