Athletico abusa do lado esquerdo e jogadas individuais e domina Caracas em goleada
O Athletico fez o que se esperava dele na noite desta quinta-feira (26). Com facilidade, dominou o jogo, goleou o Caracas por 5 a 1, na Arena da Baixada, e se classificou para as oitavas de final da Libertadores. Mas, mais do que o resultado, a atuação em alguns aspectos também foram pontos positivos.
Principalmente no ataque. Pablo fez aquilo que se espera dele. Finalizou mais, buscou a bola, apareceu na hora certa e marcou dois gols na vitória do Furacão. Christian surgiu dominando o meio-campo e também se destacou com dois gols, com Pedro Rocha fazendo o quinto.
A goleada garantiu ao Rubro-Negro a classificação no Grupo B, mas ficou em segundo. O time atleticano chegou aos dez pontos, assim como o Libertad, que venceu o The Strongest, mas ficou atrás pelo saldo de gols. A equipe irá conhecer seu adversário nas oitavas em sorteio nesta sexta-feira (27).
+ Confira a classificação completa da Libertadores
Resultado que foi construído muito pelo lado esquerdo do campo. Praticamente durante todo o primeiro tempo o Rubro-Negro criou as melhores chances com Cuello. A todo momento o atleta pedia a bola, partia para cima e arriscava um cruzamento ou até a finalização.
Tanto que foi por ali que saíram os dois gols. No primeiro, aos 19, Abner aproveitou a saída errada do Caracas, roubou a bola e tocou para Pablo, que arriscou da fora da área e abriu o placar.
Quatro minutos depois, Cuello recebeu de Terans, driblou e devolveu para o uruguaio, que chutou. A bola desviou em Pablo, enganou o goleiro e parou no fundo das redes.
A vantagem no placar também se refletiu em tranquilidade. Com o clube venezuelano acuado, o Athletico tinha total domínido do confronto. A bola pouco ia para o seu campo de defesa.
Oportunidade para os jogadores abusarem das jogadas individuais e também "morderem" o adversário. Nas poucas vezes que não tinha a posse de bola, o Furacão pressionava o Caracas e rapidamente roubava novamente.
Isso passou pela construção da jogada do terceiro gol, que veio, mais uma vez, pela esquerda, quando Abner cruzou na medida para Christian só desviar.
Athletico volta lento para o segundo tempo, mas resolve rapidamente
No segundo tempo, o Athletico diminuiu o ritmo. A intensidade ofensiva já não era a mesma e houve um relaxamento na marcação. Tanto que, aos 13, o Caracas diminuiu. Em cobrança de falta, Torres levantou a bola na área e Rivero, de cabeça, marcou.
O time venezuelano forçou a marcação e diminuiu os espaços na entrada da área. O jeito foi trabalhar menos a bola e voltar a arriscar de forma individual. Aos 25, Christian disparou do meio-campo, foi carregando e, da entrada da área, bateu cruzado e rasteiro, fazendo mais um.
O volante, aliás, surgiu em diversos momentos como elemento surpresa, participando da criação das jogadas, e também ajudando na marcação, sendo um outro destaque do confronto.
Para avançar em primeiro, o Athletico precisava de mais. E veio logo em seguida, com Pedro Rocha tabelando com Pablo e entrando sozinho na área, ficando frente a frente com o goleiro e finalizando, definindo a goleada e a liderança rubro-negra no grupo.
Ficha técnica
LIBERTADORES
6ª rodada - Grupo B
26/05/2022
ATHLETICO 5x1 CARACAS
Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Nico Hernández e Abner; Hugo Moura (Erick), Christian (Matheus Fernandes) e Terans (Marlos) (Vitor Bueno); Canobbio (Pedro Rocha), Cuello e Pablo. Técnico: Felipão
Caracas: Baroja; Notaroberto, Rivillo, Osio e Rivero; Bonsu Osei, Zambrano (Albizo) e Rodríguez (Molina); Suárez, Torres (Luis González) e Emmanuel Moreno. Técnico: Francesco Stifano
Local: Arena da Baixada (Curitiba-PR)
Árbitro: Nicolás Lamolina (ARG)
Assistentes: Christian Navarro (ARG) e Ablo González (ARG)
Gols: Pablo, 18 e 21, e Christian, 45 do 1º; Rivero, 13, Christian, 25, Pedro Rocha 29 do 2º
Cartões amarelos: Khellven (CAP); Suáres, Notaroberto (CAR)