Jorge Sampaoli é uma grande decepção na temporada
A troca de insultos à beira do campo com Vanderlei Luxemburgo na derrota do Atlético Mineiro para o Vasco, sábado (23), em São Januário, simboliza a temporada de Jorge Sampaoli, que tão bem se saiu em 2019, quando conduziu o Santos ao vice-campeonato brasileiro apresentando, inúmeras vezes, ótimo futebol.
Pois o homem que empolgou naquela ocasião desta vez decepciona com o time que comanda.
Leia todas as colunas de Mauro Cezar Pereira (abre numa nova aba)">> Leia todas as colunas de Mauro Cezar Pereira
O Galo contratou lotes de reforços pedidos pelo treinador, mas segue sendo um time errático, inseguro, frágil defensivamente, muito distante do que se imaginaria após quase 11 meses.
Nos oito últimos jogos, os atleticanos fizeram apenas metade dos pontos. Antes dessa sequência, o campeão mineiro estava a quatro do então líder, São Paulo, e cinco à frente do atual primeiro colocado, o Internacional.
A defesa atleticana figura entre as seis piores do certame, com 41 gols sofridos, marca idêntica à do Sport, um dos times da zona do rebaixamento. Fluminense, Atlético Goianiense, Red Bull Bragantino, Corinthians, Athetico, Fortaleza…
+ Confira a classificação completa do Brasileirão
São vários os elencos bem menos turbinados do que o de Sampaoli com desempenho defensivo melhor. Sábado, nos 3 a 2 impostos pelos vascaínos, essa tese foi reforçada.
Com o melhor ataque da Série A (54 gols) fica claro que o problema passa pela defesa insegura. Jorge Sampaoli foi contratado para levar o Atlético ao título brasileiro que não conquista há 50 anos.
Vários atletas chegaram a seu pedido. É preciso entregar mais, o que aparentemente ficará para a temporada seguinte. Mas o futebol apresentado deixa a desejar, independentemente da classificação final.