Ao completar mil jogos oficiais como jogador profissional de futebol, Cristiano Ronaldo fez seu gol número 725 na carreira. Foi neste sábado, quando a Juventus venceu o SPAL, fora de casa, por 2 a 1, resultado que manteve a equipe em primeiro lugar na Série A do campeonato italiano.
Ao mesmo tempo, a 950 quilômetros dali, Lionel Messi fazia quatro gols no mesmo jogo pela sexta vez em sua história futebolística. Foi nos 5 a 0 sobre o Eibar, pela primeira divisão espanhola. O camisa 10 pisou o gramado do Camp Nou vivendo um jejum de quatro pelejas sem marcar.
Ronaldo chegou a 836 jogos de futebol por clubes, fora 164 por seleções. Ele começou no Sporting, em Lisboa, antes de se transferir para o inglês Manchester United, aos 18 anos. Seis temporadas depois, chegou ao Real Madrid, da Espanha, e em 2018 desembarcou na Juventus de Turim.
Houve uma ocasião em que Messi fez cinco gols (contra o Bayer Leverkusen em 2012) na mesma partida e 41 vezes ele balançou mandou três nas redes no mesmo cotejo. Isso pelo Barcelona. Com camisa da Argentina foram seis hat-tricks, ou tripleta. O argentino chegou a 19 tentos contra sua vítima deste sábado.
Cristiano Ronaldo fez 35 anos em 5 de fevereiro. Messi chegará aos 33 em 24 de junho. Os dois desafiam o tempo e seguem quebrando suas próprias marcas, superando barreiras que pareciam impossíveis. Como se nem o tempo fosse capaz de vencê-los. Aproveitemos enquanto o futebol ainda os tem.
***
Derrotado pelo modestíssimo Água Santa (2 a 1) no sábado de carnaval, o Corinthians de Tiago Nunes chega a uma marca apavorante nos cinco últimos jogos: três derrotas, um empate e uma vitória. E esse triunfo de nada serviu, foi nos 2 a 1 sobre o Guaraní do Paraguai que eliminou o time da Libertadores.
Em meio à reconstrução do time corintiano, mudando de estilo, além da precoce desclassificação no torneio internacional, resultados fracos e atuações decepcionantes são pedras inesperadas no caminho do ex-treinador do Athletico. Aparentemente sua missão será mais complexa do que parecia inicialmente.
***
Flamengo, com nove reservas na formação inicial, 2 x 1 Boavista. Segundo troféu ganho pelo campeão brasileiro e da Libertadores em seis dias, o primeiro foi o da Supercopa do Brasil, domingo passado, em Brasília, nos 3 a 0 sobre o Athletico. A terceira taça poderá chegar ao time carioca quarta-feira (26).
Se vencer o Independiente Del Valle no Maracanã e ficar com a Recopa Sul-americana, os rubro-negros do Rio de Janeiro terão três troféus ganhos em dez dias. E Jorge Jesus chegará à sua quinta taça à frente da equipe em pouco mais de oito meses de trabalho. Ao todo, o Flamengo poderá ganhar até nove em 2020.