Athletico deverá superar o Cruzeiro nos pontos acumulados no Brasileirão em 2022
Se vencer o Santos neste sábado (30), o Athletico estará a menos de uma dezena de pontos da marca dos mil no Brasileirão realizado no formato atual, jogos em ida e volta, todos contra todos. Esse modelo de disputa foi adotado na Série A em 2003 e o Furacão já chegou a 989.
Flamengo, em casa, Red Bull Bragantino, fora, e Ceará, na Arena da Baixada, serão os adversários seguintes do finalista da Copa do Brasil e da Sul-americana. Vencendo todos esses compromissos o clube superará os mil pontos ganhos no certame realizado nessa fórmula.
Apenas dez times já superaram tal marca no Brasileirão. O São Paulo, líder do ranking, seguido por Santos, Flamengo, Internacional, Corinthians, Grêmio, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro e Palmeiras. O Athletico tem abaixo dele Botafogo, Vasco, Goiás e Coritiba, nesta ordem.
Os três mais bem colocados no ranking são justamente os que disputaram todos os 19 campeonatos nacionais em pontos corridos. São-paulinos, flamenguistas e santistas jamais foram rebaixados, ao contrário de todos os demais. Em 11º na lista, o Furacão esteve presente em 18 edições.
Coritiba e Paraná no top-25 do Brasileirão de pontos corridos
Em virtude dos recentes rebaixamentos (passou três dos quatro últimos Brasileirões, contando 2021, na Série B), o Coritiba é 15º com 13 presenças. Está à frente apenas de clubes com menor número de participações no certame. Já o Paraná Clube disputou o Brasileiro nesse modelo seis vezes e é o 21º.
O Athletico está apenas 17 pontos abaixo do Palmeiras e a 41 do Cruzeiro, que deverá ultrapassar em 2022, quando o time mineiro provavelmente seguirá na segunda divisão nacional. São 174 pontos à frente do Botafogo e 222 de vantagem sobre o Vasco, ambos na Série B.
O Coxa tem 343 pontos a menos do que o seu rival. As estatísticas são do site FutDados.