UFC: Poatan revela quando volta a lutar e descarta descer de categoria
Após três defesas de cinturão bem-sucedidas em 2024, Alex Poatan Pereira, campeão dos meio-pesados do UFC, vai tirar um período merecido de descanso.
O brasileiro não pretende voltar a subir no octógono em menos de cinco meses —e também não sabe se esse retorno irá acontecer em sua atual categoria ou nos pesos-pesados; voltar aos médios parece estar fora de questão.
"Vamos descansar e lutar em março, é um bom tempo. Descer [de categoria] não é uma coisa fácil. O corte de peso que fiz, eu consigo descer, mas sem facilidade", disse ele, em entrevista ao jornalista Ariel Helwani.
Recentemente, Poatan compartilhou em seu canal do YouTube o processo de corte de peso para o UFC 307, que aconteceu em 5 de outubro. Ele precisou perder cerca de 7 kg. Em determinado momento, o atleta parece tão debilitado que pede ajuda para tirar as três camadas de roupa que estava usando.
Com isso, restam duas opções: fazer mais uma defesa de cinturão dos meio-pesados, provavelmente diante de Magomed Ankalaev, ou subir para disputar o título dos pesos-pesados.
Poatan vai subir de categoria?
Logo após derrotar Khalil Rountree Jr. no UFC 307, Pereira já havia sinalizado que não pretende voltar aos pesos-médios, principalmente porque Sean Strickland, que é seu amigo, é o próximo na fila para desafiar o cinturão de Dricus Du Plessis.
Na sequência, o brasileiro deixou em aberto a possibilidade de subir de categoria e voltou a afirmar que esse é seu maior interesse no momento.
"Com certeza é o peso-pesado [se puder escolher]. Estou bem, não sou tão pesado. A vantagem que eu teria nos pesados com meu peso atual seria maior do que descer aos médios", disse ele.
Existe uma grande possibilidade de tanto Jon Jones, quanto Stipe Miocic se aposentarem após o UFC 309, seja qual for o resultado. Com isso, o cinturão dos pesos-pesados ficará vago. O principal nome para essa disputa é Tom Aspinall, campeão interino da divisão.