UFC: Poatan define se vai subir de categoria, e Ankalaev reage
Alex Poatan Pereira finalmente definiu quais serão seus próximos passos no UFC. Depois de derrotar Jiri Prochazka pela segunda vez e manter o cinturão meio-pesado, o brasileiro falou sobre subir de categoria.
Por enquanto, isso não está nos planos de um futuro próximo. Na última sexta-feira (12), Poatan descartou um possível duelo com Tom Aspinall, campeão interino dos pesados, e revelou qual é seu principal foco no momento.
"Pra mim não interessa, nesse momento, lutar com ele. O peso-pesado não é o meu objetivo. Não é o meu foco principal. Para mim não faz sentido disputar o cinturão interino. O meu foco é a minha categoria", disse, em um vídeo publicado em seu canal no YouTube.
O paulista, no entanto, deixou claro que essa não é uma decisão definitiva; existe, sim, a possibilidade de subir de categoria mais para frente —e quando ele fizer isso, vai brigar pelo cinturão, seja contra Aspinall ou Jon Jones.
"Quando eu for um peso-pesado, como já tenho bagagem e nome, posso estar disputando [o título]. Tenho 37 anos, tenho que ir direto ao assunto. Estou só visando o cinturão", explicou.
Já os próximos passos incluem uma possível luta com Magomed Ankalaev, que vem desafiando Poatan há algumas semanas. O russo é o segundo colocado na divisão dos meio-pesados, atrás de Prochazka e do próprio Alex.
"Estou evoluindo muito. Estou fazendo muitas coisas boas nessa categoria e estou muito feliz com isso. Não vou forçar nada. Meu foco é defender o meu cinturão. Não importa com quem. Estão falando muito em Ankalaev, é uma luta boa para mim. Vou estar bem preparado para ele ou para qualquer um".
Mas por enquanto, Pereira pretende descansar um pouco, já que defendeu seu cinturão duas vezes em um intervalo de dois meses. O brasileiro pretende voltar ao octógono ainda este ano, mas só em novembro ou dezembro.
Ankalaev pressiona Poatan
Quem não gostou nada do período de descanso anunciado por Poatan foi o próprio Ankalaev, que aguarda a oportunidade de desafiar o cinturão dos meio-pesados há meses.
Em entrevista ao TMZ, o russo afirmou que as negociações para esse confronto já estão bastante avançadas e pressionou o brasileiro a assinar logo o contrato.
"Não tem como ele escapar dessa. No momento, as negociações estão avançadas e cabe realmente a Pereira confirmar", garantiu Magomed.
O russo vem usando as redes sociais para provocar o campeão da categoria. Ankalaev chegou até a afirmar que Poatan é "superestimado" e prometeu que irá nocauteá-lo.