UFC 311: Saiba quem é o brasileiro que pode ganhar cinturão peso-leve
Renato Moicano ganhou a chance de se tornar um campeão peso-leve do UFC; ele irá substituir Arman Tsarukyan na luta principal do UFC 311, pelo cinturão de Islam Makhachev.
Nas redes sociais, o brasileiro afirmou que já havia se prontificado como substituto imediato da briga pelo título caso Makhachev ou Tsarukyan, por algum motivo, precisassem desistir; o armênio esperava se recuperar de uma lesão nas costas, mas ainda está sentindo muitas dores e acabou renunciando a oportunidade.
"Eu sabia que isso ia acontecer! Vou disputar o título com o Islam Makhachev. Simplesmente, vou ser o melhor underdog dos últimos 10 anos. Não vou perder, vou para vencer! Se prepara, Makhachev, que amanhã tu vai entrar na farofa", avisou Renato.
Moicano já estava se preparando para a possibilidade de desafiar o cinturão de Islam em seu campo de treinamento —ele se ausentou até mesmo de seu canal no YouTube, onde faz diversas lives e um podcast.
Inicialmente, o brasiliense iria enfrentar Beneil Dariush no card principal do evento, que acontece neste sábado (18), em Los Angeles, a partir das 20h (de Brasília).
Quem é Renato Moicano?
Renato Moicano tem 35 anos e iniciou sua carreira no MMA em 2010, na Jungle Fight, onde foi campeão peso-pena em cima de Ismael Bonfim após quatro anos. Logo depois disso e ainda invicto, ele conseguiu um contrato com o UFC.
O brasiliense estreou no Ultimate com uma vitória por finalização sobre Tom Niinimaki, ainda na divisão peso-pena. A primeira derrota de sua carreira aconteceu apenas em 2017, para Brian Ortega.
A subida para os leves se deu em 2020, depois que ele sofreu duas derrotas seguidas nos penas; mais uma vez ele estreou com uma vitória por finalização, em cima de Damir Hadzovic.
Na nova divisão, Moicano perdeu apenas uma luta, para Rafael Fiziev, também em 2020. Desde então, ele já emplacou uma sequência de seis vitórias, sendo cinco pela via rápida. Sua última luta foi contra Benoit Saint-Denis, que era favorito. Renato, porém, venceu por nocaute médico, mesmo lutando em Paris, casa de seu adversário.
No UFC, o brasileiro tem 17 lutas, sendo cinco derrotas. As vitórias foram dois nocautes, seis finalizações e quatro decisões nos pontos.