UFC 309: Charles do Bronx sofre golpe ilegal, mas vence revanche contra Chandler
Mesmo depois de sofrer uma sequência de golpes ilegais, Charles "do Bronx" Oliveira venceu a revanche contra Michael Chandler no UFC 309, que aconteceu na noite deste sábado (16), no Madison Square Garden, em Nova Iorque.
O brasileiro voltou a subir no octógono seis meses após sua derrota para Arman Tsarukyan com o objetivo de provar que ainda pode brigar pelo título peso-leve —e conseguiu.
Ovacionado pelo público de Nova Iorque mesmo contra um americano, Charles já começou a luta com bastante agressividade e logo conseguiu uma queda; durante três minutos de domínio no chão, também diminuiu a intensidade dos golpes de Chandler —de 27 conectados no primeiro round, apenas quatro foram significativos.
Do Bronx manteve a intensidade no segundo assalto, tanto que Michael chegou a correr dele dentro do octógono, mas não adiantou. O brasileiro derrubou o rival mais uma vez, encaixou a montada e disparou uma sequência de cotoveladas, dominando completamente a luta.
Oliveira seguiu controlando o octógono na terceira etapa, mesmo com o americano forçando uma trocação e conectando alguns golpes. Charles respondeu com suas "joelhadas voadoras" e uma nova queda, encaixou um triângulo e tentou a finalização, mas Chandler resistiu.
Sem lutar há dois anos, o americano ainda tinha gás no quarto round e foi para cima do caiçara, que mais uma vez, se defendeu com joelhadas, uma nova queda e mais uma tentativa de finalização —ao todo, foram mais de 12 minutos de domínio de Charles do Bronx no chão.
Chandler dispara golpes ilegais contra Charles do Bronx
Em desvantagem nos quatro primeiros rounds, Michael Chandler partiu para o tudo ou nada no último assalto e conseguiu balançar Oliveira com um soco e uma sequência de golpes conectados já com a luta no chão.
O problema, no entanto, foi que o americano disparou diversos golpes na nuca de Charles, o que é considerado ilegal no UFC. Mesmo assim, o juiz preferiu não interferir. Além de acertar a nuca do brasileiro, Chandler ainda segurou as luvas dele, segurou na grade e soltou um dedo no olho —tudo sem nenhuma advertência.
Nos minutos finais, do Bronx conseguiu se defender com um triângulo de perna e se levantou apenas para conseguir sua quinta queda no duelo. Michael chegou a se levantar, mas o brasileiro não saiu das costas dele.
Ao final dos cinco rounds, os três juízes decidiram pela vitória de Charles de forma unânime.