UFC 307: Poatan vence por nocaute, mantém cinturão e quebra mais um recorde
Sem nenhuma surpresa, Alex Poatan Pereira fez sua terceira defesa de título bem-sucedida na categoria dos meio-pesados ao vencer Khalil Rountree Jr. por nocaute no UFC 307, na noite deste sábado (5).
O duelo foi o evento principal da noite no Delta Center, em Salt Lake City, Utah, nos Estados Unidos. Com a vitória, o brasileiro não só manteve o cinturão, como também quebrou mais um recorde em sua carreira no Ultimate.
Poatan já começou a luta com um chute alto, que foi bem defendido por Khalil. Os dois lutadores mostraram cautela na sequência e um bom equilíbrio na trocação. O brasileiro ficou em vantagem por apenas três golpes significativos.
O combate seguiu explosivo no segundo assalto, com Pereira acertando chutes altos ao sair pela esquerda. O tupiniquim investiu também nos chutes baixos para tentar desacelerar Rountree. Tanto o campeão quanto o desafiante conseguiram mostrar o peso de suas mãos.
Khalil seguiu dando trabalho para Poatan no terceiro round, com a mesma agilidade do começo. Mas o paulista continuou dominante, ampliando a vantagem em golpes conectados e diminuindo o ritmo do americano, principalmente com joelhadas no último minuto.
Poatan voltou maior ainda para o quarto período, acuando Rountree, que começou a sangrar. A trocação ficou muito intensa na segunda metade do round, com o campeão muito mais agressivo e o desafiante cambaleando e se negando a cair.
Faltando apenas 28 segundos para o fim do quarto round, Khalil finalmente foi derrubado depois de sangrar e resistir muito no octógono. O nocaute de Poatan levou o público do Delta Center à loucura.
Os dois ainda faturaram o bônus de melhor luta da noite; cada um levará US$ 50 mil (R$ 270 mil, na cotação atual) para casa.
Poatan quebra mais um recorde do UFC
Com o resultado, Poatan fez a terceira defesa de título bem-sucedida na categoria peso meio-pesado em menos de seis meses —mais precisamente, em um intervalo de 175 dias.
Esse é o menor espaço de tempo que um atleta do UFC levou para defender um cinturão três vezes. O recorde anterior pertencia à lenda Ronda Rousey, que fez isso em um intervalo de 189 dias na categoria peso-galo feminino.
Entre 13 de abril e 5 de outubro de 2024, Alex Pereira nocauteou os desafiantes Jamahal Hill, Jiri Prochazka e Khalil Rountree Jr. O tupiniquim ainda é o único lutador do UFC que realizou três defesas na atual temporada e o sétimo da história a fazer isso em uma mesma temporada.