UFC 307: Peña desbanca Pennington, recupera cinturão e desafia brasileira aposentada
Juliana Peña levou a melhor após desafiar o cinturão peso-galo de Raquel Pennington no UFC 307, que aconteceu neste sábado (5), em Salt Lake City, Utah, nos Estados Unidos.
Ex-campeã da categoria, Peña investiu na luta de chão contra a então dona do cinturão para impor seu ponto mais forte no octógono.
A luta começou em pé, para a vantagem de Pennington, que conseguiu evitar o forte jogo de chão de Peña, mas não conseguiu assumir a vantagem na trocação e acabou perdendo o primeiro round.
O segundo assalto começou no mesmo ritmo, mas Julianna finalmente conseguiu uma queda, aumentando ainda mais sua dominância no octógono. No minuto final, Raquel conseguiu se levantar; a desafiante permaneceu montada nas costas da campeã, que conectou uma sequência de golpes por trás e deixou a luta equilibrada e completamente aberta.
Pennington finalmente assumiu a vantagem da luta no terceiro round, conseguindo manter o confronto em pé. Peña, por outro lado, respondeu e conseguiu mais uma queda, encaixando um mata-leão nos últimos segundos.
Diante da desvantagem, Raquel cresceu a partir do quarto round e incomodou bastante a desafiante com a quantidade de golpes significativos conectados. Julianna não conseguiu mais nenhuma queda até o fim da luta.
O quinto e último assalto foi o mais explosivo, com clara vantagem para a dona do cinturão, que conseguiu firmar sua recuperação depois dos três primeiros rounds em desvantagem.
Depois de cinco rounds, os juízes decidiram, de forma dividida, pela vitória de Julianna Peña, que voltou a ser a campeã da categoria peso-galo feminino.
Julianna Peña desafia Amanda Nunes
Com o cinturão peso-galo feminino em mãos mais uma vez, Julianna Peña aproveitou o microfone da vitória para desafiar uma antiga rival: a brasileira Amanda Nunes, que está aposentada há mais de um ano.
As duas se enfrentaram pelo título da categoria duas vezes. Na primeira, em dezembro de 2021, Julianna venceu por finalização no segundo round e conquistou o título pela primeira vez.
Não satisfeita com o resultado, Amanda desafiou o cinturão seis meses depois e, desta vez, o cenário foi diferente. A brasileira derrotou a norte-americana por decisão unânime dos juízes depois de cinco rounds.
Peña, no entanto, se afastou dos octógonos logo depois de perder o título porque engravidou. Em junho de 2023, quando Julianna ainda estava de licença maternidade, Amanda anunciou sua aposentadoria depois de derrotar Irene Aldana no UFC 289.