UFC 306: Shevchenko joga água na tequila de Grasso e recupera cinturão
Valentina Shevchenko recuperou o cinturão peso-mosca feminino ao derrotar a então campeã Alexa Grasso no UFC 306, que aconteceu na noite de sábado (14), na Esfera de Las Vegas.
Alexa já começou a luta acertando Valentina, que logo devolveu o golpe, manteve a briga equilibrada e conseguiu derrubar a atual campeã.
No chão, a mexicana se defendeu com bastante técnica, encaixando um triângulo no pescoço da quirguiz com as pernas e conectando alguns golpes.
No primeiro minuto do segundo round, Shevchenko conseguiu sua segunda queda, mas mais uma vez, levou mais golpes do que deferiu, mesmo ficando por cima.
Grasso, mais uma vez, encaixou um triângulo na adversária e tentou uma finalização, mas não conseguiu manter, nem se levantar.
No terceiro assalto, as duas mantiveram as mesmas estratégias, começando a luta em pé, com Valentina levando a briga para o chão e Alexa se defendendo bem sem deixar de atacar.
UFC 306 vira noite desastrosa para México
Frustrada e irritada com a desvantagem, a mexicana e então campeã tentou impor domínio no quarto round e, em mais uma queda de Shevchenko, a mexicana conseguiu se defender pegando o pescoço dela.
Grasso, enfim, conseguiu imobilizar a ex-campeã, que resistiu com muita dificuldade, mexendo a mão algumas vezes para mostrar que ainda estava acordada.
A mexicana entrou no quinto e último assalto no modo tudo ou nada, já que só uma finalização ou nocaute poderiam anular os quatro rounds de superioridade da ex-campeã.
Diferentemente do resto da luta, desta vez a disputa permaneceu em pé na maior parte do tempo, com a veterana, mais uma vez, dominando o octógono.
Vaiada pela torcida mexicana, Valentina venceu por decisão unânime dos juízes e recuperou o cinturão perdido para a própria Alexa em março de 2023.
Com o resultado, a rivalidade entre Shevchenko e Grasso ficou empatada, com uma vitória para cada lado e um empate na primeira trilogia feminina da história do UFC.
Alexa foi a última mexicana a subir no octógono da Noche UFC, que homenageou o dia da independência do México. Com a derrota dela, apenas dois mexicanos venceram suas lutas.