UFC 305: Du Plessis finaliza Adesanya, mantém cinturão e prova domínio nos médios
Dricus Du Plessis finalizou Israel Adesanya em sua primeira defesa de cinturão da categoria peso-médio, no UFC 305, que aconteceu neste sábado (17), em Perth, na Austrália.
Du Plessis começou a luta ameaçando chutes baixos, mas o primeiro a acertar um significativo foi Adesanya, que como resposta já sofreu uma sequência de golpes do sul-africano.
Os dois pesos-médios investiram na trocação, que permaneceu bastante equilibrada, com uma leve vantagem para o nigeriano no último minuto do primeiro round por ter conectado golpes mais precisos.
No segundo round, Dricus partiu para o grappling, levou 'Izzy' ao chão e tentou uma finalização, mas o ex-campeão conseguiu se defender e reagir com bastante agressividade. O dono do cinturão, no entanto, conseguiu uma nova queda e voltou a dominar a luta.
Com muita tranquilidade e frieza, Adesanya tomou conta do octógono ao voltar para o terceiro assalto, sem dar chance para a luta agarrada de Du Plessis, que se mostrou bastante cansado depois de toda a força que fez para segurar o nigeriano no round anterior. Israel terminou a etapa com uma boa vantagem nos golpes significativos.
O sul-africano não conseguiu mostrar reação no começo do quarto round e tentou uma nova queda, mas Adesanya conseguiu se defender com bastante agilidade, se aproveitando do cansaço do campeão e, mais uma vez, dominando a trocação com boas sequências de jabs e chutes.
Quando a luta parecia dominada pelo nigeriano, Dricus encaixou três golpes, voltou a tentar o grappling e surpreendeu ao finalizar Adesanya com um triângulo.
Com o resultado, Du Plessis se manteve invicto no UFC, continuou com o cinturão e conseguiu se provar como soberano da divisão.
Du Plessis se desculpa com Adesanya
Após manter seu cinturão, Du Plessis se mostrou arrependido por ter ofendido Adesanya durante a coletiva de imprensa do UFC 305.
O sul-africano provocou o nigeriano ao acusá-lo de não representar o continente africano por morar na Nova Zelândia há muitos anos, além de perguntar se Israel levaria "os criados com ele" para a Nigéria. Adesanya, então, começou a chorar.
Mas em cima do octógono, Dricus aproveitou para se desculpar com o desafiante, admitindo que ele é um dos maiores nomes da categoria. Ao final, os dois se abraçaram.