UFC 304: Muhammad tira o cinturão de Edwards com vitória icontestável
Americano de origem palestina, Belal Muhammad se tornou o novo campeão peso-médio ao derrotar Leon Edwards no UFC 304, em Manchester, na noite deste sábado (27).
Em clima hostil, o desafiante mostrou para Edwards que a luta não seria fácil e o derrubou logo no primeiro minuto. O britânico conseguiu levantar e, na sequência, prensar o americano na grade.
A disputa partiu para a trocação, com mais agressividade por parte de Belal, mas mais força e precisão nos golpes de Leon. Por fim, Muhammad derrubou Edwards mais uma vez e levou vantagem na primeira etapa.
O segundo assalto já começou com uma trocação bastante equilibrada no primeiro minuto, mas Belal logo partiu para a luta agarrada, forçando o então dono do cinturão a se defender.
Sem reação do oponente, Muhammad jogou Edwards no chão de cabeça —o britânico quase apagou, mas conseguiu reagir a tempo, evitando a finalização. Depois de passar quase o round inteiro se defendendo, Leon finalmente conseguiu uma vantagem ao derrubar Belal.
O americano manteve a agressividade no terceiro round, mas o inglês também voltou forte, com uma reação que fez o adversário arregalar os olhos ao se ver encaixado em um triângulo no chão. Desta vez, foi o desafiante que passou a maior parte do tempo se defendendo.
Belal se recuperou no quarto assalto e reassumiu a vantagem com trocação seguida de luta agarrada. Edwards voltou a apenas se defender, e agora com bastante dificuldade. Nos 30 segundos finais, o campeão finalmente conseguiu uma virada.
Belal Muhammad se torna o novo campeão do UFC
Para o quinto round, apenas o nocaute ou finalização interessavam a Leon, que levou até uma bronca no corner pela falta de reação.
Edwards voltou ao octógono com mais agressividade do que havia mostrado nos quatro primeiros assaltos, mas Muhammad não se intimidou e voltou a apostar na luta agarrada. Apático, Leon cedeu mais uma vez e ficou apenas na defesa.
E mais uma vez, o dono do cinturão reagiu nos últimos segundos, abrindo o supercílio do americano, mas não teve tempo suficiente para finalizá-lo.
Belal Muhammad venceu a luta na decisão unânime dos juízes e se tornou o mais novo campeão dos meio-médios.
"Isso é para meus irmãos palestinos, eles que estão vivendo uma verdadeira luta", declarou.
O americano de origem palestina foi às lágrimas com o cinturão em mãos e comemorou bastante com sua equipe.