TÍTULO INTERINO

UFC 304: Por que Jon Jones não vai disputar o cinturão dos pesados?

Jon Jones, campeão peso-pesado do UFC. Foto: Icon sport

Jon Jones, campeão peso-pesado do UFC. Foto: Icon sport

O cinturão peso-pesado do UFC estará em jogo no próximo sábado (27), mas não será defendido por Jon Jones, atual campeão da divisão.

continua após a publicidade

O card do 304, que acontece em Manchester, na Inglaterra, tem como evento co-principal a luta entre Curtis Baydes e Tom Aspinall, dono interino do título da divisão. Ou seja, quem sair vitorioso, será o novo campeão interino dos pesados.

O britânico assumiu o cinturão de forma temporária em novembro do ano passado, quando Jon Jones lesionou o ombro e não pôde defender seu título diante de Stipe Miocic no UFC 295.

O Ultimate anunciou que Bones ficaria de molho durante cerca de oito meses, devido a gravidade da lesão —um rompimento do tendão do peitoral. Sua última luta foi em março de 2023.

continua após a publicidade

Como solução, Dana White escalou Tom Aspinall e Sergei Pavlovich para disputar o cinturão interino da divisão; o inglês saiu vitorioso e será dono do título até a volta de Jon Jones —ou até perdê-lo no octógono.

Quando Jon Jones volta a lutar?

A previsão inicial para Bones ser liberado para lutar seria justamente agora em julho, mas o campeão tem enfrentado uma recuperação lenta no ombro.

O atleta até voltou a treinar, mas ainda não está pronto para subir novamente ao octógono —ele havia planejado fazer isso agora, no UFC 304, diante do mesmo Miocic que enfrentaria em novembro passado.

continua após a publicidade

Sem liberação médica, no entanto, Jones segue sem previsão de retorno ao Ultimate. Além disso, ele se envolveu em uma polêmica e poderá até ser preso.

Em março deste ano, Jon foi acusado de não colaborar com uma agência de teste antidoping e acabou sendo processado pela mesma. Após se declarar inocente, o atleta sofreu uma série de restrições, que valerão até o julgamento, ainda sem data marcada.

Caso seja condenado, Bones poderá pagar uma multa de até US$ 1,5 mil (R$ 8,3 mil, na cotação atual) e ser preso em pena inferior a um ano.

Sair da versão mobile