Poatan já é maior que Anderson Silva na história do UFC?
Após o nocaute de Alex Poatan Pereira sobre Khalil Rountree Jr. no UFC 307, foi levantada a discussão sobre o tupiniquim já ser ou não maior que Anderson Silva na história da organização.
O próprio Dana White, presidente do Ultimate, não tem dúvidas de que Poatan já atingiu esse lugar na prateleira e o colocou até acima de outros grandes nomes do MMA.
"Não há dúvidas [de que Poatan é maior que Spider]. O que esse cara fez é incrível. Não é só comparado ao Anderson Silva. O jeito que ele fez as coisas. Ele destrói todo mundo", declarou o cartola, em entrevista coletiva logo após a luta.
Mas nem todo mundo parece ter essa certeza, principalmente pelo tempo que o reinado de Silva durou na organização —foram 11 anos entre sua primeira e última vitória no Ultimate.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
Por outro lado, Poatan conquistou espaço na discussão sobre quem é o GOAT (melhor de todos os tempos) do UFC em menos de três anos, com dois títulos de categorias diferentes.
Poatan e Spider são de épocas diferentes do UFC
Anderson Silva entrou para o UFC em 2006, aos 31 anos, e conquistou o cinturão peso-médio logo em sua segunda luta, ao vencer Rich Franklin por nocaute no primeiro round.
Seu reinado na categoria durou seis anos, com 10 defesas de título diante de nomes como Victor Belfort, Chael Sonnen e Demian Maia. Mas Spider nunca ousou subir de categoria, pois naquela época, havia a condição de abdicar do cinturão para tentar um novo em outra divisão.
Foram também seis anos de invencibilidade de Anderson no UFC; além das 10 defesas de título, o ex-campeão peso-médio realizou outras cinco lutas, todas bem-sucedidas. Ou seja, ele tem uma sequência de 15 vitórias na organização.
A carreira de Poatan no Ultimate começou em 2021, quando ele já estava com 34 anos —mas a idade não foi um problema. Pouco mais de um ano após sua estreia, Pereira conquistou o título dos médios, mesma categoria comandada por Silva entre 2006 e 2012.
Diferentemente de Spider, no entanto, Alex já perdeu o cinturão na primeira defesa. Depois disso, decidiu se aventurar nos meio-pesados, onde tem destruído todos os oponentes, alcançando o auge de sua carreira mesmo aos 37 anos.
Poatan se tornou campeão da divisão em sua segunda luta, ao nocautear Jiri Prochazka. Desde então, foram três defesas bem-sucedidas em menos do tempo recorde de seis meses: Jamahal Hill, Prochazka de novo e Khalil Rountree, sendo todas as vitórias por nocaute.
Com a carreira no UFC já encerrada, Anderson Silva não conseguirá alcançar os feitos de Pereira, assim como o tupiniquim terá dificuldade em quebrar alguns recordes de Spider, como 15 lutas de invencibilidade ou seis anos sendo dono do cinturão, principalmente pela idade avançada.
Apesar de já terem sido donos do cinturão peso-médio do UFC, Spider e Poatan são de épocas diferentes, enfrentaram adversários diferentes e bateram recordes diferentes. E com tantas diferenças, é difícil fazer comparações para decidir quem é o maior entre eles —no fim, a resposta sempre é o gosto pessoal.