Poatan x Jon Jones? Brasileiro pode subir de categoria no UFC
Alex Poatan voltou a falar sobre subir de categoria depois de vencer Jiri Prochazka por nocaute no UFC 303, que aconteceu no último sábado (29).
O terceiro nocaute seguido e segunda defesa de cinturão do brasileiro o fez saltar no ranking geral da organização; Poatan foi da quarta para a segunda colocação, deixando até mesmo Jon Jones, campeão dos pesos-pesados, para trás.
O paulista, que é ex-campeão dos pesos-médios, não cravou uma nova mudança de categoria no UFC, até porque ele ainda pensa em enfrentar Magomed Ankalaev, segundo colocado em sua divisão, em uma nova defesa de título.
Apesar disso, Alex afirmou que a nova mudança, em algum momento, será inevitável. Isso significa que uma luta com Jon Jones, dono do cinturão dos pesados, pode realmente acontecer.
O próprio campeão já falou sobre o assunto através de suas redes sociais. Em maio, Jones afirmou que caso Poatan suba de categoria, essa seria a maior luta da história do MMA.
"Um cara com chance de se tornar campeão de três categorias e o maior de todos os tempos contra o de fato maior de todos os tempos. Dê a ele uma chance de vingar todos grandes campeões brasileiros que eu derrotei", escreveu ele, em seu perfil no X (antigo Twitter).
Poatan quer título em três categorias do UFC
Caso Poatan realmente suba para a divisão dos pesos-pesados, ele tentará conquistar o cinturão em uma terceira categoria diferente do UFC.
Ex-campeão dos médios e atual dono do título dos meio-pesados, o brasileiro terá que enfrentar pelo menos algum outro nome dos pesados antes de desafiar o cinturão que pertence a Jon Jones.
O americano conquistou o título ao derrotar Ciryl Gane no UFC 285, em março de 2023, e desde então não fez nenhuma luta. Na ocasião, o cinturão estava vago. Jones venceu por finalização na guilhotina ainda no primeiro round.